O monitoramento de recursos permite monitorar o uso da CPU, uso da memória, a utilização do disco e o fluxo de rede. Você pode escolher monitorar em tempo real ou visualizar os dados anteriores.
O monitoramento de recursos permite monitorar o uso da CPU, uso da memória e o fluxo de rede. Você pode escolher monitorar em tempo real ou visualizar os dados anteriores.
Clique na guia Desempenho para visualizar os dados de utilização de recursos. Data e hora detalhadas e informações da tabela serão exibidas ao se passar o ponteiro do mouse sobre elas.
Você pode ver o uso geral da CPU do Usuário, Sistema e Espera de E/S. A carga da CPU pode ser alta quando o Monitoramento de recursos for iniciado, pois o sistema precisa coletar seus dados de recurso e carregar a página da Interface de usuário ao mesmo tempo.
Usuário mostra a porcentagem da CPU usada para executar aplicativos do usuário. Sistema mostra a porcentagem da CPU usada no núcleo do sistema, hardware/software IRQs. Espera E/S mostra a porcentagem da CPU gasta na espera E/S.
Utilização é a soma do uso de CPU do Usuário e do Sistema.
A média de carga em 1, 5 e 15 minutos é exibida, mostrando o comprimento da fila de execução (isto é, a soma do número de processos que estão sendo executados atualmente mais o número que está esperando para ser executado).
A espera E/S é um comportamento normal. Como a velocidade da CPU é maior do que a E/S, é comum a CPU esperar a transmissão dos discos ou da rede para concluir. Entretanto, se a porcentagem de espera E/S for extremamente grande, significa que a CPU gasta a maioria do tempo na Espera E/S e pode não ser bem usada. Você pode usar as configurações de grupo de disco mais eficientemente (ex.: SHR ou RAID 5) ou configurações de rede (ex.: Vinculando) para obter melhor desempenho do sistema.
O uso total da memória física e a troca de espaço serão exibidos. O uso da memória permanece alto porque o sistema armazena os dados frequentemente acessados no cache, para que os dados possam ser facilmente recuperados sem acessar o disco rígido. A memória cache será liberada quando a memória geral for insuficiente.
O alto uso de espaço de troca indica memória insuficiente do sistema e também afeta o desempenho do sistema. Você pode visualizar a taxa de troca e trocar selecionando Trocar no menu suspenso da parte superior.
O gráfico do fluxo de rede mostra os dados enviados e recebidos em KB por segundo. Se PPPoE estiver conectado, sua taxa de transferência também será mostrada no gráfico.
É possível escolher visualizar a utilização geral do disco, a taxa de transferência ou IOPS clicando no menu suspenso na parte superior da tabela. Você pode clicar em Visualizar tudo na parte inferior para selecionar mais discos marcando as caixas de seleção para adicionar seus dados à tabela.
Esta página exibe o status geral da transferência de volumes. Clique no menu suspenso acima da tabela para a utilização da transferência, taxa de transferência ou IOPS. Clique no botão Visualizar tudo para selecionar volumes individuais e adicioná-los à tabela.
Esta página exibe o status geral dos iSCSI LUNs em operação no momento. Clique no menu suspenso acima da tabela para selecionar um LUN e ver seu status. Três tabelas são exibidas por padrão: Taxa de transferência, IOPS e Latência. Para obter informações mais detalhadas, clique no botão Escolher tabelas para selecionar outras tabelas que você deseja visualizar.
Clique na guia Processo para ver o uso da CPU e da memória de cada processo na ordem decrescente de carga da CPU.
O Status do processo inclui Em execução, Em suspensão e Parado. Os equivalentes dos status de processo do Linux são running, stopped/tracing, sleeping.
Em suspensão pode ser seguido por uma letra para informações detalhadas, exemplo: 'D' para suspensão do disco, 'Z' para zumbi, 'X' para morto.
Nessa aba é possível visualizar e gerenciar os clientes que estão conectados ao sistema e acessando os recursos. Essa seção exibe os clientes conectados por HTTP, TELNET, SSH, SMB/CIFS, AFP, FTP e NFS.
Na guia Limite de velocidade, você pode visualizar e gerenciar a lista de processos de transferência de arquivo a que se aplicam o limite de velocidade no DiskStation.
Clique em Atualizar para recarregar a página e obter os registros mais recentes.
Clique em Interromper conexão para parar a transferência do arquivo. É necessário iniciar a transferência do arquivo novamente para concluir o processo com sucesso.
Clique em Configurações para configurar as seguintes opções:
Clique em Aplicar para salvar as configurações.
Os alarmes de desempenho funcionarão através do seguinte mecanismo para minimizar falsos alarmes e para evitar o consumo excessivo de recursos do sistema em um curto período de tempo.
Portanto, para um único evento, um alarme acionado no máximo 450 segundos após a primeira detecção do evento.
Os alarmes de desempenho acionarão diferentes ações dependendo dos níveis de alarme.
Os registros de alarmes de desempenho podem ser na guia Alarme de desempenho ou no Centro de registros do DSM.