Reparar Volumes ou Grupos de Discos
Erros de volume podem ocorrer por vários motivos, como partições do sistema danificadas ou discos rígidos com falhas. Em alguns casos, é possível seguir as etapas abaixo para diagnosticar o erro e corrigir o problema.
Notas:
- A função Reparar aqui descrita está disponível apenas para os tipos de RAID com redundância de dados (por exemplo: RAID 1, RAID 5, RAID 6, etc.) Note que essa função não repara discos rígidos quebrados, nem garante que os dados dos volumes travados sejam resgatados.
- Para volumes travados, recomendamos entrar em contato com o nosso Suporte Técnico para obter assistência.
Falhas em Partições do Sistema
Quando as partições do sistema falharem, você deverá ver uma mensagem informando que as partições do sistema não puderam ser acessadas.
Para reparar partições do sistema:
- Abra o Gerenciador de armazenamento.
- Vá para Visão Geral e clique no link marcado como Reparar. O sistema deverá reparar as partições do sistema.
Volumes Degradados
Volumes ou grupos de discos se tornam degradados quando um disco rígido falha, mas não há perda de dados. Isso acontece apenas com os tipos de RAID que oferecem redundância de dados, como SHR, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10.
Um volume ou grupo de discos degradado pode ser corrigido pela troca do disco rígido com falha por um saudável e a reparação do volume ou grupo de discos.
Nota:
- O tamanho do novo disco rígido deve ser maior ou igual ao tamanho do menor disco no volume.
- O status do novo disco rígido deve ser Inicializado ou Não Inicializado.
Para reparar um volume ou grupo de discos degradado:
- Vá para Gerenciador de Armazenamento > Volume ou Grupo de Discos para confirmar que o status mudou para Degradado.
- Se assim for, vá para a guia HDD/SSD para ver qual unidade de disco rígido falhou.
- Remova a unidade de disco rígido com falha e troque-a por uma nova.
Nota:
- Se seu DiskStation não suportar a função de hot-swapping, lembre-se de desligá-la antes de remover e instalar unidades de disco rígido.
- Os dados existentes no novo disco rígido serão apagados.
- Após a instalação do novo disco rígido, volte para a guia Volume ou Grupo de discos.
- Selecione um volume ou grupo de discos degradado.
- Clique em Gerenciar.
- Selecione Reparar e clique em Avançar.
- Selecione o novo disco rígido que deseja adicionar ao volume. Em seguida, clique em Avançar.
- Siga as instruções do assistente para finalizar.
Reparo de volumes
Para reparar um volume/Grupo de discos/iSCSI LUN degradado, é necessário substituir o disco com falha por um disco disponível compatível com os seguintes critérios:
- Para os volumes RAID 1, RAID 5 ou RAID 6, o volume degradado pode ser reparado por um disco disponível cujo tamanho é igual ou maior do que o tamanho do menor disco do volume RAID.
- Para volumes SHR-1, o disco disponível deve atender um dos seguintes critérios: (1) seu tamanho deve ser igual ou maior do que o tamanho do disco com defeito; (2) com o disco maior no volume RAID excluído, seu tamanho deve ser igual ou maior do que o tamanho do maior disco restante.
- Exemplo 1: o SHR-1 é composto de discos de 3TB, 2TB, 2TB e 1TB. Se o disco de 3TB falhar, ele pode se reparado por um disco disponível cujo tamanho é igual ou maior do que 2TB.
- Exemplo 2: o SHR-1 é composto de discos de 4TB, 4TB, 2TB e 2TB. Se o disco de 4TB falhar, ele pode se reparado por um disco disponível cujo tamanho é igual ou maior do que 4TB.
- Exemplo 3: o SHR-1 é composto de discos de 4TB, 4TB, 2TB e 2TB. Se o disco de 2TB falhar, ele pode se reparado por um disco disponível cujo tamanho é igual ou maior do que 2TB.
- Para volumes SHR-2, o disco disponível deve atender um dos seguintes critérios: (1) seu tamanho deve ser igual ou maior do que o tamanho do disco com defeito; (2) com os dois discos maiores no volume RAID excluídos, seu tamanho deve ser igual ou maior do que o tamanho do maior disco restante.
Se você configurou os discos como hot spare que coincidem com os critérios acima, eles serão usados para reparar o volume/Grupo de discos/RAID Group/iSCSI LUN.
Resolução de Volumes Travados
Quando o status de um volume se torna Travado, não é possível reparar o volume por si mesmo. Para resolver esse problema, recomendamos entrar em contato com o nosso Suporte Técnico para obter ajuda.
Antes de Entrar em Contato com o Suporte:
- Recupere seus dados de seu DiskStation copiando os arquivos para seu computador ou unidades externas através do File Station, Serviço de arquivos do Windows, FTP ou outros serviços de arquivo.
- Mantenha a ordem dos discos rígidos a mesma de quando o volume travou.
- Realize um teste S.M.A.R.T. nos discos rígidos problemáticos. Para fazer isso, vá para Gerenciador de Armazenamento > HDD/SSD. Selecione o disco rígido em questão e clique em Teste S.M.A.R.T.