Cache SSD*
A cache SSD pode melhorar o desempenho de acesso aleatório, armazenando dados acedidos frequentemente na cache SSD. A cache SSD pode ser montada num volume ou iSCSI LUN (Nível de Bloco). Existem dois tipos de cache SSD:
- Cache apenas de leitura pode consistir de 1 a 12 SSDs que podem ser respectivamente montados numa configuração básica ou RAID 0, para melhorar a velocidade de leitura aleatória do espaço de armazenamento no qual está montado.
Nota:
A cache SSD apenas de leitura armazena cópias de dados do volume; deste modo não ocorre qualquer perda de dados, mesmo que encrave a cache apenas de leitura.
- A Cache de leitura e escrita pode ser instalada numa configuração RAID 1 / RAID 5 / RAID 6, dependendo do número de SSDs (até 12 SSDs), para melhorar o desempenho de leitura e escrita aleatória do espaço de armazenamento onde está instalada.
Ambos os tipos de cache SSD implementam um algoritmo LRU (Least Recently Used, menos utilizado recentemente) para trocar os dados na cache.
Importante:
Antes de instalar qualquer SSD para utilização como cache, verifique as seguintes notas:
- O objectivo da activação da cache SSD é de aumentar o desempenho do acesso aleatório a uma pequena porção de dados acedida com frequência no espaço de armazenamento. Por exemplo, grandes operações de leitura ou escrita sequencial (por ex., transmissão vídeo em HD) e padrões de leitura de dados completamente aleatórios carecem de padrões de leitura repetida, e por isso não beneficiam grandemente de cache SSD. Para aplicações gerais, recomendamos que active a opção Ignorar sequencial I/O, para que I/O sequencial ainda possa chegar às uniaddes do espaço de armazenamento.
- Consulte a lista de compatibilidade no site da Synology para escolher o SSD a ser utilizado como cache no seu DiskStation.
- A cache SSD requer um certo montante de memória de sistema dependendo do tamanho da cache, pelo que a montagem de uma cache SSD maior poderá necessitar da atualização da memória de DiskStation. Para manter o sistema estável e rápido, só é possível utilizar 1/4 da memória do sistema pré-instalado para a cache SSD. Cada 1 GB da cache do SSD requer, aproximadamente, 416 KB de memória do sistema (a memória expandida pode ser contada)**. Por isso, se a configuração da cache só de leitura for de 2 x 128 GB SSD, o tamanho total da cache será de 256 GB e requer, pelo menos, 104 MB de memória e se a configuração da cache só de leitura for de 2 x 128 GB SSD, o tamanho total da cache será de 128 GB e requer, pelo menos, 52 MB de memória. Se a memória for insuficiente, a criação da cache SSD será restrita ou o tamanho da cache SSD será limitado.
- Cada 1 GB da cache do SSD requer, aproximadamente, 416 KB de memória do sistema (a memória expandida pode ser calculada) e o tamanho máximo da cache é 930 GB. Por isso, se a configuração da cache só de leitura for de 2 x 128 GB SSD, o tamanho total da cache será de 256 GB e requer, pelo menos, 104 MB de memória e se a configuração da cache só de leitura for de 2 x 128 GB SSD, o tamanho total da cache será de 128 GB e requer, pelo menos, 52 MB de memória. Se a memória for insuficiente, a criação da cache SSD será restrita ou o tamanho da cache SSD será limitado.
- Consulte as especificações do produto dos seus modelos no site da Synology para obter informações sobre o tamanho máximo da cache SSD permitido no seu DiskStation.
- Quando uma cache SSD de leitura-escrita fica degradada, a funcionalidade de cache será desactivada, e o sistema começa a escrever (ou seja, a sincronizar) dados em cache do SSD para os HDD. Depois de concluída a sincronização de dados, não ocorrerá qualquer perda de dados mesmo que tenha avariado a cache de leitura-escrita.
- Certifique-se que remove devidamente a cache SSD de leitura-escrita antes de desligar o SSD correspondente. Desligar incorretamente o SSD (por exemplo, quando a cache ainda está em utilização ou quando o sistema está desligado) irá levar a que os dados armazenados no volume de destino ou iSCSI LUN avariem.
- A cache de leitura-escrita não pode ser utilizada juntamente com o Time Backup. Por exemplo, quando cria uma cache SSD de leitura-escrita, não será possível executar o Time Backup. De igual modo, se estiver a executar o Time Backup, não será possível criar uma cache SSD de leitura-escrita.
Para montar a cache SSD:
- Instale os SSDs no DiskStation. Primeiro, consulte as notas acima.
- Aceda a Gestor de Armazenamento > Cache SSD. Clique em Criar.
- Selecione o modo de cache (apenas disponível para modelos que suportem cache de leitura e escrita).
- Encontre o menu pendente e selecione o volume ou iSCSI LUN (Nível de Bloqueio) no qual pretende montar a cache SSD.
- Escolha os SSD a partir da lista. Os dados nos SSD serão eliminados, por isso, certifique-se de que não serão eliminados dados importantes.
- Clique em Aplicar.
Para parar a colocação em cache sequencial I/O:
Se o seu volume alvo ou iSCSI LUN (Nível de Bloco) tiver um excelente desempenho sequencial I/O, pode fazer com que a cache SSD pare a colocação em cache sequencial I/O e que aceda aos dados diretamente das suas unidades, para maior velocidade e melhor desempenho.
- Clique em Configurar para abrir a janela de definições.
- Marque a opção Ignorar sequencial I/O.
Para remover a cache SSD:
- Clique Remover para remover permanentemente a cache SSD do DiskStation.
- Para cache de leitura/escrita, a remoção deve ser efetuada através deste procedimento (ainda que o seu DiskStation esteja desligado), dado que, caso contrário, pode ocorrer uma avaria do volume porque dados parciais se encontram apenas na cache.
Nota:
- Quando montar ou remover a cache SSD, o sistema interrompe todos os serviços associados (por exemplo, pastas partilhadas, pacotes instalados, ligações atuais, etc.)
- Se uma cache de leitura e escrita num espaço de armazenamento não for detetada durante o arranque, o sistema não irá montar o espaço de armazenamento. Encontre e reinstale os SSD no DiskStation e reinicie para montar o espaço de armazenamento. Se não conseguir encontrar os SSD, pode ser necessário forçar a montagem do espaço de armazenamento. Consulte Volume ou iSCSI LUN.
Para reparar a cache SSD:
- Para cache de leitura e escrita: Se um dos SSD tiver avariado, siga os passos abaixo para repará-lo.
- Substitua o SSD com falhas por um novo. (O novo SSD deve ser do mesmo modelo e tamanho do antigo).
- Clique no botão Reparar.
- Selecione o SSD a partir da lista.
- Clique em Aplicar.
- Para cache só de leitura: Se um dos SSD tiver avariado, remova a cache e substitua o SSD com problemas. De seguida, clique em Criar para criar uma nova configuração da cache.
Aconselhamento da Cache SSD
Esta função permite calcular e visualizar o tamanho total e o número de ficheiros acedidos recentemente num volume específico. Se ainda não tiver criado quaisquer caches SSD no volume selecionado, esta informação pode ser referenciada ao avaliar o montante de cache SSD adequado para o seu sistema. Se já tiver criado anteriormente uma cache SSD no volume selecionado, a análise e utilização da cache também será mostrada aqui.
Para utilizar o Consultor da Cache SSD
- Clique em Consultor da Cache SSD para abrir o assistente.
- Selecione um volume para calcular e depois clique em Seguinte.
- O assistente começa automaticamente a totalizar o tamanho e número de ficheiros acedidos recentemente no volume selecionado. A duração do cálculo varia em função do seu ambiente individual.
_____
*A cache SSD apenas está disponível em alguns modelos.
** Isto não se aplica a caches SSD de leitura-escrita criadas na DSM versão 5.1 ou anteriores. Ou seja, cada 1 GB de cache SSD criado antes de DSM 5.2 ainda requer 4 MB de memória de sistema, mesmo quando usado no ambiente DSM 5.2.