Cache SSD*

A cache SSD pode melhorar o desempenho de acesso aleatório, armazenando dados acedidos frequentemente na cache SSD. A cache SSD pode ser montada num volume ou iSCSI LUN (Nível de Bloco). Existem dois tipos de cache SSD:

Ambos os tipos de cache SSD implementam um algoritmo LRU (Least Recently Used, menos utilizado recentemente) para trocar os dados na cache.

Importante:

Antes de instalar qualquer SSD para utilização como cache, verifique as seguintes notas:

Para montar a cache SSD:

  1. Instale os SSDs no DiskStation. Primeiro, consulte as notas acima.
  2. Aceda a Gestor de Armazenamento > Cache SSD. Clique em Criar.
  3. Selecione o modo de cache (apenas disponível para modelos que suportem cache de leitura e escrita).
  4. Encontre o menu pendente e selecione o volume ou iSCSI LUN (Nível de Bloqueio) no qual pretende montar a cache SSD.
  5. Escolha os SSD a partir da lista. Os dados nos SSD serão eliminados, por isso, certifique-se de que não serão eliminados dados importantes.
  6. Clique em Aplicar.

Para parar a colocação em cache sequencial I/O:

Se o seu volume alvo ou iSCSI LUN (Nível de Bloco) tiver um excelente desempenho sequencial I/O, pode fazer com que a cache SSD pare a colocação em cache sequencial I/O e que aceda aos dados diretamente das suas unidades, para maior velocidade e melhor desempenho.

  1. Clique em Configurar para abrir a janela de definições.
  2. Marque a opção Ignorar sequencial I/O.

Para remover a cache SSD:

  1. Clique Remover para remover permanentemente a cache SSD do DiskStation.
  2. Para cache de leitura/escrita, a remoção deve ser efetuada através deste procedimento (ainda que o seu DiskStation esteja desligado), dado que, caso contrário, pode ocorrer uma avaria do volume porque dados parciais se encontram apenas na cache.

Nota:

Para reparar a cache SSD:

Aconselhamento da Cache SSD

Esta função permite calcular e visualizar o tamanho total e o número de ficheiros acedidos recentemente num volume específico. Se ainda não tiver criado quaisquer caches SSD no volume selecionado, esta informação pode ser referenciada ao avaliar o montante de cache SSD adequado para o seu sistema. Se já tiver criado anteriormente uma cache SSD no volume selecionado, a análise e utilização da cache também será mostrada aqui.

Para utilizar o Consultor da Cache SSD

  1. Clique em Consultor da Cache SSD para abrir o assistente.
  2. Selecione um volume para calcular e depois clique em Seguinte.
  3. O assistente começa automaticamente a totalizar o tamanho e número de ficheiros acedidos recentemente no volume selecionado. A duração do cálculo varia em função do seu ambiente individual.

_____
*A cache SSD apenas está disponível em alguns modelos.
** Isto não se aplica a caches SSD de leitura-escrita criadas na DSM versão 5.1 ou anteriores. Ou seja, cada 1 GB de cache SSD criado antes de DSM 5.2 ainda requer 4 MB de memória de sistema, mesmo quando usado no ambiente DSM 5.2.