Serviços de Cópia de Segurança
As opções em Cópia de Segurança e Duplicação > Serviços de Cópia de Segurança permitem que outros utilizadores efetuem cópias de segurança dos respetivos dispositivos DiskStation ou de clientes compatíveis com rsync para o seu DiskStation.
Ativação do Serviço de Cópia de Segurança da Rede
Se quiser realizar cópia de segurança de dados de um DiskStation ou do servidor rsync compatível para outro DiskStation ou permitir que outro dispositivo DiskStation realize tarefas de cópia de segurança remotas e guardar dados da cópia de segurança num volume do seu dispositivo DiskStation, terá de ativar primeiro o serviço de cópia de segurança da rede no servidor de destino antes de criar uma tarefa de cópia de segurança de rede. Pode fazer isto ao aceder ao Painel de Controlo > Privilégios e conceder o privilégio Destino da cópia de segurança de rede a um utilizador. Pode então criar um utilizador DSM com a devida aplicação e os privilégios de pasta partilhada no seu DiskStation. Quando a configuração estiver concluída, os outros utilizadores podem utilizar os privilégios do utilizador para efetuar cópias de segurança de rede a partir de DiskStation para as pastas partilhadas de destino em DiskStation.
Para ativar o serviço de cópia de segurança de uma versão:
- Aceda a Serviços de Cópia de Segurança > Destino da Cópia de Segurança da Rede e marque Ativar serviço de cópia de segurança da rede.
- Clique em Aplicar.
- Aceda a Painel de controlo > Pasta Partilhada, selecione uma pasta partilhada, clique em Editar > Permissões e conceda o privilégio Leitura/Escrita a um utilizador. Repita este passo para incluir mais pastas partilhadas que possam ser utilizadas como destinos da cópia de segurança.
Para ativar o serviço de cópia de segurança de versão múltipla:
- Aceda a Serviços de Cópia de Segurança > Volume de destino da cópia de segurança de rede e marque a caixa perto de Ativar o volume do destino da cópia de segurança da rede.
- Aceda a Destino da cópia de segurança e selecione um destino da cópia de segurança associado com um volume local.
- Clique em Editar > Lista Autorizada > Adicionar para adicionar o utilizador ou o grupo à lista.
Nota:
- Se outras pessoas pretenderem efetuar uma cópia de segurança de rede a partir de um cliente que não seja DiskStation, apenas o podem fazer com os privilégios admin ou rsync em DiskStation. Caso não queira partilhar as suas credenciais de admin com outras pessoas, pode aceder a Painel de Controlo > Utilizador para criar um utilizador com o nome rsync, modificar os privilégios e, em seguida, partilhar as credenciais de utilizador com outras pessoas.
- Se realizar a cópia de segurança de rede de um DiskStation a executar uma versão do DSM anterior a 3.0 ou um cliente que não seja DiskStation, e pretenda guardar os dados da fonte da informação do proprietário e grupo, deve adicionar a conta da cópia de segurança ao grupo administrators, e efetuar cópia de segurança dos dados para a pasta partilhada NetBackup.
Ativação do Serviço de Cópia de Segurança de Rede Utilizando a Configuração Rsync Personalizada
Pode ativar o serviço de cópia de segurança de rede utilizando a configuração rsync personalizada e configurar os privilégios do utilizador e destino de cópia de segurança em DiskStation. Quando a configuração estiver concluída, outros podem realizar a cópia de segurança rsync a partir dos dispositivos DiskStation ou clientes compatíveis com rsync para as pastas partilhadas de destino (ou "módulos de cópia de segurança") no seu DiskStation.
Para ativar o serviço de cópia de segurança de rede utilizando a configuração rsync personalizada:
- Aceda a Serviços de Cópia de Segurança > Destino de Cópia de Segurança da Rede.
- Assinale Ativar o serviço de cópia de segurança da rede.
- Assinale Utilizar configuração rsync personalizada.
- Clique em Aplicar.
Para configurar os privilégios do utilizador e módulos de cópia de segurança em DiskStation:
-
Inicie sessão no seu dispositivo DiskStation através de Telnet ou SSH.
- Especifique o módulo de cópia de segurança e utilizadores autorizados no ficheiro de configuração rsync "/etc/rsyncd.conf". Para obter informações detalhadas, consulte a página do manual de rsyncd.conf no seu cliente rsync ou aqui.
Nota:
- Se a configuração rsync personalizada for utilizada, DiskStation já não poderá funcionar como servidor de destino para Sincronização de Pasta Partilhada, Time Backup e Cópia de Segurança LUN.
Ativação do Limite de Velocidade
Pode ativar um limite de velocidade para controlar a largura de banda máxima utilizável para utilizadores e grupos que transferem dados através da cópia de segurança da rede.
Para activar o limite de velocidade:
- Aceda a Serviços de Cópia de Segurança > Destino de Cópia de Segurança da Rede. Selecione a caixa marcada Ativar limite de velocidade ou Ativar limite de velocidade de acordo com um agendamento se pretender implementar um limite de velocidade apenas em horas específicas. Esta é uma definição ao nível do servidor e irá substituir as definições de grupos e utilizadores individuais. A escolha de Sem limite de velocidade desativa as definições do limite de velocidade de todos os utilizadores e grupos.
- Clique em Definições de Limite de Velocidade para modificar as definições de grupos ou utilizadores individuais. Para cada utilizador e grupo, pode selecionar uma das seguintes opções:
- Aplicar Definições de Grupo: As definições do limite de velocidade serão iguais às definições do grupo ao qual pertence o utilizador.
- Nenhum: Não será aplicado qualquer limite de velocidade quando os membros do grupo transferirem ficheiros com o serviço.
- Constante: Será aplicado um limite de velocidade fixo e constante ao utilizador ou membros do grupo. Os limites de velocidade de carregamento e transferência podem ser especificados nos campos à esquerda.
- Variável: É possível especificar e aplicar dois limites de velocidade diferentes aos membros do grupo ou utilizadores de acordo com um agendamento. Clique no botão Personalizar para modificar as definições do limite de velocidade e definir um agendamento.
- Clique em Aplicar.
Nota:
Quando definir o limite de velocidade para um utilizador, a secção Resultado apresenta o limite de velocidade real do utilizador de acordo com as definições de grupo e individuais. Por exemplo, se um utilizador "Achilles" tiver um limite de transferência individual de 100 KB/s, mas pertencer a um grupo de utilizadores com um limite de transferência de 500 KB/s, a secção Resultados apresenta "0/500".
Ativação do Serviço Time Backup
O serviço Time Backup permite aos utilizadores efetuarem, remotamente, cópias de segurança de várias versões de pastas de outro DiskStation para este DiskStation. É necessário que o serviço de cópia de segurança da rede e o serviço Time Backup estejam ambos ativados.
Para ativar os serviços da cópia de segurança da rede e do Time Backup:
Aceda a Serviços de Cópia de Segurança > Time Backup. Assinale a caixa de verificação correspondente.
Nota:
Apenas a conta de admin pode criar a ligação de cópia de segurança para Time Backup remoto.