Criar uma pasta compartilhada

As pastas compartilhadas são os diretórios básicos onde você pode armazenar e gerenciar arquivos e pastas em seu DiskStation. Antes de armazenar arquivos, é preciso criar pelo menos uma pasta compartilhada no DSM.

Para criar uma pasta compartilhada:

  1. Vá até Painel de Controle > Pasta Compartilhada e clique em Criar.
  2. Especifique um nome e uma descrição para a pasta compartilhada.
  3. Selecione o armazenamento no qual deseja criar a pasta compartilhada (pule essa etapa se houver apenas um armazenamento).
  4. Se necessário, modifique as opções a seguir:
  5. Habilitar Lixeira: Quando os arquivos na pasta compartilhada forem excluídos, eles serão movidos para uma pasta chamada #recycle. O acesso à lixeira pode ser limitado a usuários que pertencem ao grupo administrators.
  6. Habilitar cota da pasta compartilhada: Para especificar a capacidade máxima de cada pasta compartilhada, marque a caixa de seleção Habilitar cota da pasta compartilhada e digite a capacidade máxima (ex.: 10 GB) no seguinte campo.

    Nota:

    • Somente quando o armazenamento estiver usando o sistema de arquivos Btrfs a opção Habilitar cota da pasta compartilhada estará disponível para as pastas compartilhadas.
    • O uso do armazenamento combinado dos diretórios home de todos os usuários não pode ultrapassar a cota de "homes".
  7. Habilitar proteção avançada de integridade de dados: Para proteger uma pasta compartilhada com estratégias de soma de verificação CRC32 e cópia na gravação, você pode habilitar a proteção avançada de integridade de dados durante a criação da pasta compartilhada. A soma de verificação CRC32 é aplicada na verificação se os dados permanecerem idênticos a quando eles foram gravados originalmente e notificará o usuário quando for detectado qualquer corrompimento. A cópia na gravação ajuda a melhorar a consistência dos dados no desligamento anormal do sistema.

    Nota:

    • Essa opção está disponível apenas para os volumes que usam o sistema de arquivo Btrfs.
    • Você pode habilitar/desabilitar essa opção para cada pasta compartilhada durante sua criação. Essa opção não pode ser modificada quando a pasta compartilhada for criada.
    • Se arquivos como bancos de dados forem editados e atualizados constantemente, a quantidade de arquivos fragmentados pode aumentar devido à cópia em gravação. Recomenda-se desabilitar essa opção para melhorar o desempenho.
  8. Habilitar compactação de arquivo: Os dados na pasta compartilhada criada serão compactados automaticamente pelo sistema de arquivos Btrf para economizar o espaço de armazenamento. Quando recuperados para uso, os dados serão descompactados automaticamente.

    Nota:

    • Essa opção está disponível apenas quando você cria uma pasta compartilhada em um volume Btrfs ou quando a Proteção avançada de integridade de dados está habilitada.
    • Essa opção não pode ser modificada depois que a pasta compartilhada for criada.
    • A taxa de compactação difere conforme os tipos de dados: Os arquivos de texto contam com uma maior taxa de compactação possível, enquanto arquivos multimídia (imagens, músicas ou vídeos) não podem ser bem compactados pois já são compactados para a saída.
    • Esta opção não poderá ser ativada se a criptografia de pasta compartilhada estiver ativada.
  9. Criptografar essa pasta compartilhada: Se desejar criptografar a pasta compartilhada, faça o seguinte:
    1. Especifique e confirme uma nova chave de criptografia. A chave de criptografia não pode incluir vírgulas (,) ou sinais de igual (=).
    2. Se necessário, marque a caixa Adicionar chave de criptografia ao Gerenciador de chaves para montar a pasta criptografada automaticamente quando o sistema for iniciado. Se essa opção estiver desativada, a pasta compartilhada criptografada será desmontada na próxima vez que o DiskStation reiniciar. Para exibir ou acessar uma pasta desmontada, será preciso montá-la manualmente importando ou digitando a chave de criptografia.
  10. Clique em OK para concluir.

Regras de Nomeação de Arquivos Compartilhados:

Criptografia de Pastas Compartilhadas:

A criptografia AES de 256 bits protege dados bloqueando todas as tentativas de acesso não autorizadas. Quando a pasta compartilhada for criptografada, as pessoas sem chave de criptografia não poderão acessar ou modificar os dados criptografados, mesmo se removerem os discos rígidos do DiskStation e montá-los em seu dispositivo.

Nota: