Conta
A guia Conta fornece opções para editar configurações de conta básicas, como uma descrição, senha, e-mail e verificação de 2 passos. Para exibir essa guia, clique no ícone em forma de pessoa na parte superior direita da área de trabalho e selecione Pessoal.
Modificar configurações de conta
As seguintes configurações da conta podem ser editadas:
- Descrição: Digite uma descrição de sua conta. As descrições do usuário podem incluir até 64 caracteres Unicode visíveis.
- Nova Senha: Se desejar alterar sua senha da conta, digite uma nova senha aqui e confirme-a no campo Confirmar senha abaixo. As senhas diferenciam maiúsculas de minúsculas e são limitadas a até 127 caracteres visíveis, inclusive letras, números, símbolos e espaços.
- E-mail: Digite um endereço de e-mail (somente para usuários não administrativos).
- Idioma de exibição: Especifique o idioma de exibição de sua conta. As configurações de idioma de exibição especificadas aqui possuem prioridade sobre quaisquer outras em Painel de Controle > Opções Regionais > Idioma.
Após modificar as configurações da conta, clique em OK para salvar as alterações.
Verificação de 2 passos
A verificação de 2 passos fornece maior segurança para sua conta DSM. Se a verificação de 2 passos estiver habilitada, será necessário digitar sua senha além de um código de verificação de uma única vez ao entrar no DSM. Os códigos de verificação são obtidos dos aplicativos autenticadores instalados em seu dispositivo móvel. Portanto, se alguém quiser acessar sua conta, precisará não apenas do nome de usuário e da senha como também do dispositivo móvel.
Requisitos:
A verificação de 2 passos requer um dispositivo móvel e um aplicativo autenticador que suporte o protocolo senha de uma única vez baseada em tempo (TOTP). O aplicativo autenticador inclui o Google Authenticator (Android/iPhone/BlackBerry) ou o Authenticator (Windows Phone).
Para habilitar a verificação de 2 passos:
- Vá para a guia Pessoal > Conta e marque a caixa Habilitar verificação de 2 passos para ativar o assistente de configuração da verificação de 2 passos.
- Na primeira tela, digite um endereço de e-mail. Os códigos de verificação de emergência podem ser enviados para esse endereço de e-mail em caso de perda do dispositivo móvel.
- Baixe e instale um aplicativo autenticador como o Google Authenticator (Android/iPhone/BlackBerry) ou Authenticator (Windows Phone).
- Na tela seguinte, abra o aplicativo autenticador e escaneie o código QR. Como alternativa, pode-se clicar no link para digitar uma chave secreta manualmente.
- Em seguida, o aplicativo autenticador gera um código de verificação de 6 dígitos. Digite esse código no campo de texto do assistente para confirmar que as configurações estão corretas. Se ocorrer um erro, certifique-se de que o horário do sistema do dispositivo móvel esteja sincronizado com o horário do sistema do DSM. Além disso, os códigos de verificação são atualizados periodicamente, portanto, certifique-se de que o código digitado não tenha expirado.
- Quando o assistente de configuração tiver terminado, clique em OK para salvar as configurações.
Para entrar no DSM com a verificação de 2 passos:
Quando a verificação de 2 passos estiver habilitada, o sistema pedirá que você digite um código de verificação de 6 dígitos ao entrar no DSM.
- Na tela de login do DSM, digite o nome de usuário e a senha normalmente.
- Quando o sistema solicitar que digite um código de verificação, abra o aplicativo autenticador no dispositivo móvel.
- Encontre e digite o código de verificação de 6 dígitos de sua conta. Se você perder o dispositivo móvel, poderá clicar no link Perdeu o telefone? e código de emergência será enviado para seu endereço de e-mail.
Nota:
- Configurações SMTP: Para receber códigos de emergência via e-mail, as configurações do servidor SMTP encontradas em Painel de Controle > Notificação devem ser configuradas adequadamente.
- Limite do código de emergência: Cada usuário tem um limite de 5 códigos de emergência. Se você ultrapassar o seu limite, será necessário desabilitar e habilitar a verificação de 2 passos antes de receber outros códigos de emergência.
- A verificação de 2 passos pode ser aplicada ao DSM e a todos os aplicativos móveis relacionados da Synology (por exemplo, DSM mobile e DS file).
- A verificação de 2 passos também se aplica a todos os serviços relacionados a SSH, como terminal SSH, SFTP e rsync com criptografia de transferência SSH. No entanto, como o Hyper Backup e a sincronização de pastas compartilhadas através do rsync com criptografia de transferência SSH não suportam a verificação de 2 passos, esses dois serviços não poderão funcionar normalmente depois que a verificação de 2 passos for ativada.
Para redefinir as configurações de verificação de 2 passos dos usuários:
Usuários que pertencem ao grupo administrators podem restabelecer as configurações de verificação de 2 passos dos outros usuários.
- Vá até Painel de controle > Usuário.
- Clique duas vezes no usuário cuja verificação de 2 passos deseja restabelecer.
- Na guia Informações do usuário, clique no botão Restabelecer verificação de 2 passos.
Nota:
- Se um usuário pertencente ao grupo administrators não estiver disponível, você pode pressionar o botão restabelecer físico em seu DiskStation para restabelecer as configurações do DSM e desabilitar a verificação de 2 passos.
Atividade da conta
A atividade da conta exibe a atividade do login de sua conta DSM, incluindo conexões atuais, dispositivos lembrados e histórico de login.
Para verificar a atividade de sua conta:
Clique no botão Atividade da Conta. Aparece uma janela popup exibindo as guias a seguir:
- Usuários Conectados: Essa guia exibe as informações abaixo:
- Data e Hora: Quando a conta foi acessada.
- Nome e IP do cliente: Nome e endereço IP do dispositivo que acessou a conta. O nome do cliente aparece apenas quando a conta é acessada com o protocolo CIFS.
- Serviço: O protocolo usado para acessar a conta.
- Recurso: Os recursos do sistema usados pela conta.
- Dispositivos lembrados: Essa guia mostra a página de gerenciamento de dispositivos lembrados:
- O dispositivo atual não é lembrado: Clique em Lembrar esse dispositivo se escolher lembrar o dispositivo atual e a verificação de 2 etapas não será mais necessária quando você entrar no DSM nesse dispositivo.
- Esquecer outros dispositivos: Você pode esquecer outros dispositivos (ex.: outros computadores ou dispositivos móveis) que foram lembrados. Isso significa que a verificação de 2 etapas será necessária quando você entrar no DSM nesses dispositivos.
- Histórico de login: Essa guia mostra as sessões de login atuais e as seguintes informações:
- Data e Hora: Quando a conta foi acessada.
- Evento: Mostra o nome do usuário e o endereço IP.
Nota:
O dispositivo que você marcar como lembrado será lembrado apenas quando você entrar na mesma conta e através do mesmo navegador. O sistema pedirá ainda que você digite uma OTP (senha de uso único) para a verificação de 2 etapas nas seguintes situações se você tiver marcado um dispositivo como lembrado anteriormente:
- Você entra na mesma conta mas com um navegador diferente.
- Seus cookies foram removidos do navegador.
- Você marca um dispositivo como lembrado ao entrar como Usuário A e depois marca o mesmo dispositivo como lembrado ao entrar como Usuário B. Quando você entrar como Usuário A novamente, ainda precisará digitar a senha para a verificação de 2 etapas.