Atribuir permissões de pasta partilhada

Pode especificar quais os utilizadores ou grupos podem aceder, visualizar ou modificar uma pasta partilhada e o respetivo conteúdo. As permissões de acesso a pastas partilhadas, tal como para ficheiros individuais e subpastas, podem ser personalizadas para cada utilizador ou grupo.

Windows ACL:

No DSM 5.0 ou versões posteriores, as permissões de acesso a pastas partilhadas são baseadas no Windows ACL por predefinição. As pastas partilhadas recentemente criadas implementam as definições de permissões do Windows ACL, que também permite a personalização de permissões de ficheiros individuais e subpastas. Além disso, as permissões podem ser personalizadas através da File Station ou Explorador de Ficheiros no Windows.

As seguintes pastas partilhadas não podem utilizar o sistema de gestão de permissões do Windows ACL: photo, satashare, sdshare, surveillance, usbshare.

Nota:

As pastas pessoais home dos utilizadores encontram-se na pasta homes. Dado que o ACL funciona numa base de herança de permissão, se definir a permissão NA para um utilizador/grupo em homes, os utilizadores não terão acesso à respetiva pasta pessoal home.

Para editar permissões de uma pasta partilhada:

  1. Aceda a Painel de Controlo > Pasta Partilhada.
  2. Selecione a pasta partilhada cujas permissões deseja editar. Clique em Editar.
  3. Aceda ao separador Permissões.
  4. Selecione uma das seguintes opções no menu pendente:
  5. Marque ou desmarque as caixas adequadas de cada utilizador ou grupo para personalizar as respetivas permissões de acesso à pasta partilhada:
  6. Clique em OK para terminar.

Nota:

Personalização das permissões do Windows ACL

Como complemento das definições anteriormente descritas, pode personalizar mais permissões seguindo os passos seguintes.

Nota:

As definições que se seguem não podem ser utilizadas com as seguintes pastas partilhadas: photo, satashare, sdshare, surveillance, usbshare.

Para personalizar permissões:

  1. No separador Permissões, selecione o utilizador cujas permissões pretende personalizar. Clique em qualquer ponto da coluna Personalizar.
  2. Proceda de qualquer uma das formas seguintes na janela Editor de Permissões para gerir as permissões ACL para o ficheiro ou pasta:
    1. Utilizador ou grupo: Especifique o utilizador ou grupo cujas permissões deseja personalizar.
    2. Herdado de: Apenas para visualização. Veja aqui as informações para verificar se a permissão é herdada (de uma pasta superior) ou explícita (mostrada como Nenhuma).
    3. Tipo: Escolha Permitir ou Negar para conceder ou negar a permissão para o utilizador ou grupo.
    4. Aplicar a: Se estiver a criar uma entrada de permissão para uma pasta, assinale as caixas de verificação a aplicar a entrada nesta pasta, nas pastas (ou Pastas Inferiores) ou ficheiros (ou Ficheiros Inferiores) nesta pasta, ou todos os ficheiros e pastas contidos nesta pasta (ou Todos os descendentes).
    5. Administração: Assinale Ler permissões, Alterar permissões ou Assumir propriedade para especificar o privilégio de acesso do utilziador ou grupo relativo à entrada de permissão.
    6. Leitura ou Escrita: Assinale as caixas de verificação nestas secções para modificar as definições de permissão do utilizador ou grupo para o ficheiro ou pasta.
  3. Clique em OK.

As permissões ACL podem ser categorizadas da seguinte forma:

Acerca da herança de permissões:

As permissões ACL são herdadas de objetos superiores para objetos inferiores. Por exemplo, se uma entrada ACL da pasta "sales" atribuir permissões de "Leitura" à utilizadora "Amy", a entrada ACL será aplicada a todos os ficheiros dentro da pasta "sales" (como "annual report.xls"), permitindo à utilizadora abrir os ficheiros. Permissões herdadas serão apresentadas a cinzento, enquanto que as permissões do próprio objeto (ou permissões "explícitas") serão apresentadas a preto.

Nota: