HDD/SSD
Esta secção permite-lhe monitorizar e entender o estado das unidades de armazenamento interno instaladas no seu Synology NAS.Aceda a Gestor de armazenamento > HDD/SSD para gerir estas opções.
Para consultar as informações do HDD/SSD:
- Aceda ao separador HDD/SSD.
- Selecione a unidade na lista que pretende expandir.Aqui pode visualizar o estado S.M.A.R.T., a informação do Disco / RAID Group, o nome do modelo, o número de série, a versão de firmware e a temperatura.
Para verificar a informação do estado:
- Aceda ao separador HDD/SSD.
- Selecione uma unidade.
- Clique em Info sobre o estado.
- Aceda ao separador Visão geral para saber há quantas horas está a unidade ligada, e para ver a temperatura atual, contagem de novas ligações/identificações, e contagem de setores danificados.Aqui pode também ver o estado global, estado S.M.A.R.T., e estado IronWolf Health*.Consulte a tabela abaixo para uma visão geral do estado global da unidade e condições associadas.
- Aceda ao separador Informação S.M.A.R.T. para diagnosticar ainda mais o estado da unidade.
Estado da unidade |
Estado |
Normal |
A unidade encontra-se em bom estado, ou o aviso sobre a unidade foi suprimido ou desativado.
|
Atenção |
Foram detetados problemas na unidade e/ou a contagem de setores danificados excedeu o limite definido.Embora as unidades neste estado ainda possam ser reparadas, deverão ser monitorizadas.
|
Crítico |
Foi detetado um problema crítico ou múltiplos problemas na unidade.Recomenda-se vivamente que substitua a unidade de imediato.
|
A falhar |
Foram detetados múltiplos problemas críticos na unidade.Não é garantida a integridade da unidade quando se encontra neste estado.
|
Erro de acesso |
Erros de comunicação da unidade podem ter levado a que a unidade se tenha desligado do sistema, ou resultado em sérias avarias de leitura-escrita.Este estado normalmente indica que ocorreram sérios problemas.
|
Nota:
- Nem todas as funcionalidades S.M.A.R.T. são suportadas em unidades SAS.
Para modificar o estado de aviso do disco:
DSM monitoriza de forma permanente o estado de saúde das suas unidades, e irá alertar quando são detetados problemas.Alguns problemas podem ser mais sérios que outros.Para certos problemas que resultam num estado Aviso (em Info sobre o estado > Visão geral), o aviso pode ser modificado fazendo o seguinte:
- Aceda ao separador HDD/SSD.
- Selecione a unidade com estado de aviso, e clique em Info sobre o estado.
- Clique Modificar aviso de disco.
- Clique na opção Suprimir aviso ou Desativar aviso (poderá ter estas duas opções, consoante o tipo de problema):
- Suprimir aviso: A monitorização do campo degradado continuará; no entanto, serão apenas acionados avisos quando o valor continuar em degradação.
- Desativar aviso: A monitorização do campo S.M.A.R.T. será desativada de forma permanente.
Nota:
- A modificação do estado de aviso do disco não solucionará os problemas ocorridos numa unidade, nem evita que ocorram; por isso, esta ação não deverá ser encarada como solução a longo prazo.
- Tenha em conta que um aviso relativo a problemas S.M.A.R.T. normalmente indica que ocorreu um problema na unidade.Ignorar o aviso poderá resultar em perda de dados.
- Certos campos S.M.A.R.T. são designados de críticos e não podem ser suprimidos nem desativados.
Para iniciar o teste S.M.A.R.T.:
O teste S.M.A.R.T. examinará e reportará o estado das suas unidades para o alertar de possíveis falhas das unidades.Recomendamos a substituição imediata das suas unidades se forem detetados erros.
- Aceda ao separador HDD/SSD.
- Selecione uma unidade.
- Clique em Teste S.M.A.R.T.
- Escolha um tipo de teste e clique em Iniciar para começar o teste.
- Os últimos resultados do teste são exibidos na secção Resultado do teste.
- Aceda ao separador Histórico para ver os resultados anteriores do teste.
Nota:
- O tempo necessário para a realização de um teste S.M.A.R.T. pode variar, consoante a utilização de sistema e capacidade da unidade.
- O resultado do teste é Normal ou A falhar.
Para agendar testes S.M.A.R.T.:
Testes S.M.A.R.T podem ser agendados para execução automática nas unidades.
- Aceda ao separador Agendamento de teste.
- Clique em Criar para configurar uma nova tarefa.
- Modifique as seguintes definições no separador Geral:
- Nome de tarefa: Introduza um nome para a tarefa.
- Tipo de Teste S.M.A.R.T.: Escolha entre realizar um teste rápido ou teste expandido.
- Alcance de Teste S.M.A.R.T.: Escolha que HDD/SSD testar de cada vez que é realizado o teste S.M.A.R.T.
- No separador Agendamento, modifique as seguintes definições:
- Data: Especifique a data para realização do teste S.M.A.R.T., que pode ser agendado para execução em certos dias da semana (por ex., diariamente, aos fins de semana ou a cada Domingo, etc.) ou em datas específicas (por ex., 21/11/2016).
- Vezes: Especifique a frequência com que o teste S.M.A.R.T. será realizado nas unidades, bem como a primeira e última ocorrência.
- Clique em OK para terminar.
Nota:
- Se o teste S.M.A.R.T. não estiver agendado para realização numa unidade específica, aparecerá o botão Agendar Testes S.M.A.R.T. em Info sobre o Estado > Visão geral dessa unidade.
Para ativar o suporte de aviso de setor avariado*:
- Aceda ao separador Geral.
- Assinale Ativar aviso de setor avariado.Por predefinição, esta função está ativada.
- Defina o limite no campo Número de setores avariados.O estado de um disco rígido será alterado para Aviso quando o número de setores avariados atingir o valor aqui especificado.
- Clique em Aplicar.
Para ativar o suporte de aviso de tempo de vida útil do disco*:
- Aceda ao separador Geral.
- Assinale Ativar aviso de tempo de vida útil estimado.Por predefinição, esta função está ativada.
- Defina o limite no campo Percentagem de tempo de vida útil (%).O estado de um SSD será alterado para Aviso quando o tempo de vida útil estimado for inferior ao valor especificado aqui.
- Clique em Aplicar.
Nota:
- O aviso de tempo de vida útil do disco é suportado apenas em SSD.
- O valor do tempo de vida útil do disco é diretamente gerado a partir de informação S.M.A.R.T. Se o disco não suportar este atributo S.M.A.R.T., esta função não será suportada.
Para executar Benchmark*:
- Aceda ao separador HDD/SSD.
- Selecione uma unidade e clique em Benchmark.
- Na janela que surgir, clique em Executar agora o teste para iniciar o teste de desempenho.Os resultados serão exibidos aqui quando o teste estiver concluído.
- Para comparar o resultado com testes anteriores, clique em Selecionar no campo Teste comparado para escolher o registo desejado.
Nota:
- O teste de desempenho demora, aproximadamente, 18 minutos e inclui velocidade sequencial, IOPS aleatório e latência.
- Existem dois tipos de teste:básico e expandido.
- Para discos usados para RAID, poderá apenas executar testes básicos e os dados nos discos não serão afetados.Contudo, não é possível testar o desempenho de escrita para HDD usados para RAID.
- Nos restantes casos, poderão ser executados testes expandidos para aumentar a exatidão.Contudo, os testes de desempenho não garantem a integridade dos dados.Assim, certifique-se de que não existem dados importantes nos discos antes de executar o Benchmark.
- De forma a garantir a disponibilidade do sistema, não poderá executar testes em mais do que três discos de uma vez ou quando existe apenas um disco.Adicionalmente, quando a utilização do disco excede 5%, o sistema pedirá para confirmar novamente antes de continuar o teste de desempenho de forma a garantir a exatidão do teste.
- Os resultados de Benchmark podem ser comparados com testes anteriores.Quando a diferença for maior do que 5%, será alertado.
- O Benchmark do disco funciona com prioridade baixa no DSM para garantir o mínimo impacto noutros serviços enquanto está em execução.Os valores apresentados poderão variar consoante a carga e configuração do sistema.Estes valores devem apenas servir de referência para estimar a funcionalidade da unidade e não são comparáveis entre diferentes modelos ou versões DSM.
Para realizar Secure Erase:
- Aceda ao separador HDD/SSD.
- Selecione uma unidade e clique em Secure Erase.
Nota:
- Secure Erase não pode ser executado em discos em unidades de expansão.
- O Secure Erase irá remover permanentemente todos os dados da sua unidade.Certifique-se de que a unidade escolhida não está a ser utilizada ou que realizou cópia de segurança dos dados antes de remover.
- Quando o sistema está a realizar Secure Erase, a unidade escolhida será temporariamente bloqueada e depois automaticamente desbloqueada quando a operação estiver completa.
- Se Secure Erase for parado indevidamente durante o funcionamento, pode voltar a executar Secure Erase diretamente na interface do utilizador.Se as unidades forem removidas ou utilizadas noutro local quando ainda estiverem bloqueadas, introduza a palavra-passe "synology" para desbloquear as unidades.
Para atualizar S.M.A.R.T.:
A base de dados S.M.A.R.T. contém informação relativa à temperatura segura de funcionamento e nomes de campo S.M.A.R.T. de uma unidade.A base de dados é atualizada periodicamente automaticamente depois de substituída uma unidade.Esta operação deverá ser apenas executada quando a atualização periódica ou automática da base de dados falha.
- Aceda ao separador Geral.
- Desloque o ecrã até à secção Base de dados S.M.A.R.T.
- Clique em Atualizar Agora.
Nota:
- A base de dados S.M.A.R.T. pode apenas ser atualizada uma vez a cada 24 horas.
- A base de dados S.M.A.R.T. será automaticamente atualizada quando é inserida uma nova unidade na sua DiskStation.
- A base de dados S.M.A.R.T. não afeta nem melhora a compatibilidade e desempenho da unidade.
- Execute esta operação apenas quando múltiplos valores em Informação S.M.A.R.T. não estão identificados ou quando a Equipa de Suporte Synology recomenda que o faça.
Ativação do Suporte de Cache de Escrita do HDD
Ativar o suporte de cache de escrita melhora o desempenho do seu DiskStation.Só alguns modelos de HDD suportam esta funcionalidade.Para garantir a proteção dos dados enquanto usa suporte de cache de escrita, é altamente recomendável a utilização de um dispositivo UPS.Sugerimos também o encerramento correto do sistema depois de cada utilização.Desativar a cache de escrita reduzirá os riscos de perda de dados causados por falhas de energia anormais, mas o desempenho do sistema diminuirá.
Para ativar suporte de cache de escrita:
- Aceda ao separador Gestão de cache.
- Assinale Ativar cache de escrita.Por predefinição, esta função está ativada.
- Clique em Aplicar.
____
* Apenas disponível em alguns modelos.