Estado do armazenamento

Esta página apresenta detalhes sobre o estado dos volumes de armazenamento e dos iSCSI LUNs (nível do bloco) nos servidores ativo e passivo do cluster de high-availability.

Porque a capacidade e configurações nos volumes e iSCSI LUNs (nível de bloco) correspondentes nos servidores ativo e passivo devem ser idênticas, os volumes e iSCSI LUN (nível de bloco) nos dois servidores são apresentados em conjunto como unidades individuais. Assim, se pretender visualizar o estado dos volumes e iSCSI LUNs (nível do bloco) de ambos os servidores ativo e passivo, deve ir para a página Estado de Armazenamento [quando aceder a um cluster de high-availability, só os volumes e iSCSI LUNs (nível de bloco) no servidor ativo são visíveis em Espaço de Armazenamento].

Esta página contém as seguintes informações:

Para reparar um volume ou iSCSI LUN (Nível do Bloco) com avaria:

Nota: O limite dos volumes e iSCSI LUNs (nível de bloco) num cluster de high-availability é 64.

Servidor Quorum

Servidores Quorum podem ajudar a reduzir a possibilidade de erros split-brain. Nas definições split-brain, pode atribuir outro servidor como servidor quorum, desde que se ligue de forma constante aos servidores ativo e passivo. Por exemplo, um servidor gateway ou servidor DNS é uma escolha adequada para servidor quorum, porque pode ligar-se aos servidores ativo e passivo. Tenha em conta que o servidor quorum serve apenas para proporcionar serviços Ping, e não é necessária a instalação de qualquer aplicação. Abaixo apresentamos as circunstâncias que sucedem quando um servidor quorum é ativado: