Limitações e requisitos do sistema
A implementação do Synology High Availability requer dois servidores Synology idênticos para funcionar como servidores ativo e passivo. Antes que os dois servidores sejam combinados em um cluster de high-availability, o Assistente do Synology High Availability verificará as seguintes limitações de hardware e software para garantir que o cluster de high-availability possa ser criado.
Requisitos do sistema
Observe as diretrizes a seguir em relação ao software e hardware:
- Servidor Synology: Os servidores ativo e passivo devem ser de modelos idênticos e suportar o Synology High Availability. Observe que o nome do conjunto de high-availability deve ser diferente dos nomes dos servidores ativo e passivo.
- Versão do DSM: A mesma versão do DSM deve estar instalada nos servidores ativo e passivo.
- Versão do pacote: A mesma versão do Synology High Availability deve estar instalada nos dois servidores Synology.
Volume e unidade
Observe as diretrizes a seguir relativas aos espaços de armazenamento (por exemplo, volumes, Grupos de Discos, Grupos RAID, etc.) e ao gerenciamento de disco rígido.
- Capacidade da unidade: para acomodar a replicação de dados, a capacidade da unidade do servidor passivo deve ser igual ou maior do que a capacidade do servidor ativo. É altamente recomendado que a capacidade da unidade dos dois servidores seja completamente idêntica para reduzir as chances de inconsistências.
- Número e tipo de unidades: os servidores ativo e passivo devem ter a mesma quantidade de unidades. Além disso, a posição da unidade deve corresponder em ambos os servidores, e os tipos de unidade (por exemplo, SSD/HDD, SAS/SATA) e suas especificações (por exemplo, tamanho do setor de 4 K ou 512 bytes) nos dois servidores devem ser idênticos. Observe que dispositivos externos, como discos rígidos USB, não serão incluídos na contagem do número de unidades.
- Reparo do Hot Spare: Os volumes degradados no servidor passivo não dispararão um reparo do hot spare. Entretanto, se os volumes no servidor ativo estiverem degradados, será disparado um reparo do hot spare e os volumes do servidor passivo também serão degradados porque o sistema removerá uma unidade em boas condições de volumes RAID do servidor passivo de modo a forçar o reparo do hot spare.
- Formato SHR não suportado: Volume de formato SHR não são suportados. Certifique-se de que o servidor Synology que funcionará como o servidor ativo não contenha volumes SHR.
Nota:
- A velocidade das unidades no servidor passivo também afetará o desempenho de gravação do conjunto de high-availability porque os dados são sincronizados com o servidor passivo através da conexão Heartbeat. Recomendamos o uso de unidades idênticas nos servidores ativo e passivo.
- Se o servidor passivo for desativado ou o Heartbeat for desconectado, os volumes ficarão temporariamente indisponíveis e a transferência iSCSI será pausada por aproximadamente 10 segundos.
Ambiente de rede
Observe as orientações de configuração de rede a seguir ao tentar formar um cluster de high-availability.
- Configurações de rede: Os dois servidores devem ter endereços IP estáticos pertencentes à mesma sub-rede.
- Número de portas LAN: Os dois servidores devem ter o mesmo número de portas LAN. Se seu DiskStation for equipado com interfaces de cartão de rede adicionais, esses cartões de rede também contam como portas LAN adicionais.
- Restrições do ambiente de conexão: O ambiente de conexão entre os dois servidores deve suportar multitransmissão e não deve haver regras de firewall bloqueando as portas usadas pelo conjunto de high-availability. Se a conexão Heartbeat passar através de qualquer switch, você deve garantir que os switches suportem multicast e Jumbo Frame.
- Restrições de conexão: Os servidores não podem se conectar à rede por DHCP, IPv6, PPPoE ou Wi-Fi. Certifique-se de que essas funções estejam desabilitadas antes de tentar formar um cluster de high-availability.
- Sem serviço DHCP: Os servidores não podem usar as opções do DHCP Server integrado quando combinados em um cluster.
- Configurações de Link Aggregation: Os dois servidores devem ter as mesmas configurações de Link Aggregation para a rede de dados e a conexão Heartbeat. Após a criação do cluster de high-availability, as configurações de Link Aggregation não poderão ser modificadas.
- Configurações do Open vSwitch: O status do Open vSwitch nos dois servidores deve ser o mesmo (habilitado ou desabilitado). Após a criação do conjunto de high-availability, as configurações do Open vSwitch não poderão ser modificadas.
Nota:
- Os serviços SSH e NTP serão automaticamente habilitados no servidor ativo assim que o cluster de high-availability for criado.
Limitações do Gerenciador de Armazenamento
Após o cluster de high-availability ser formado, a opção de alterar o tipo de RAID não estará mais disponível no Gerenciador de Armazenamento. No entanto, serão disponibilizadas as opções a seguir:
- Expandir espaços de armazenamento (por exemplo, volumes, iSCSI LUNs de nível de bloqueio, Grupos de Discos, Grupos RAID, etc).
- Criar, excluir ou reparar volumes, iSCSI LUNs, caches de SSD de somente leitura e de leitura e gravação.
- Alterar o tamanho e a localização do iSCSI LUN (nível arquivo).
- Alterar o destino do iSCSI LUN.
Nota:
- Não altere a posição da unidade quando o conjunto de high-availability for criado, caso contrário o espaço de armazenamento ficará ausente.
- Para garantir que seu servidor conectado ao Synology iSCSI alvo não alcance o tempo limite durante o failover, recomenda-se ajustar as configurações de tempo limite do cliente iSCSI e o iniciador para 120 segundos ou mais.
Limitações de pacotes e softwares
Após o cluster de high-availability ser formado, os pacotes e recursos a seguir não serão suportados:
- Virtual DSM Manager
- MailPlus Server
- PetaSpace
- O recurso de reiniciar/desligar o cluster de high-availability no CMS
Nota:
- Para permitir suporte para o Docker DSM em High Availability, é necessário habilitar o Open vSwitch antes de criar o conjunto.
Adição de unidades de expansão
Quando um cluster de high-availability tiver sido criado, as unidades de expansão poderão ser adicionadas à configuração do cluster de high-availability existente para expandir a capacidade de armazenamento. Como ocorre com outros requisitos de hardware, são necessárias unidades de expansão idênticas nos servidores ativo e passivo. Para evitar erros de inconsistência, tenha o cuidado de seguir as instruções abaixo ao adicionar qualquer unidade de expansão.
Para adicionar unidades de expansão:
- Adicione apenas unidades de expansão e discos rígidos idênticos nos servidores ativo e passivo. Como indicado acima, o hardware dos servidores ativo e passivo deve ser idêntico, incluindo o modelo do hardware, tipo, tamanho e posição do disco rígido.
- Certifique-se de excluir todos os volumes e dados existentes dos discos rígidos nas unidades de expansão.
- Conecte as unidades de expansão aos servidores ativo e passivo quando os dois servidores estiverem ligados e em execução.
- Crie um novo espaço de armazenamento (por exemplo, volumes, Grupos de Discos, Grupos RAID, etc.) na unidade de expansão antes de desligar os servidores.
Notas:
Para obter informações básicas sobre a instalação da unidade de expansão, lembre-se de consultar o guia do usuário da unidade de expansão.
Limitações do dispositivo USB
A mudança/Failover de dispositivos USB não é suportada. Os serviços ou aplicativos fornecidos por dispositivos USB podem não funcionar adequadamente após a mudança/failover.