HDD/SSD
Esta seção permite que você monitore e entenda o status das unidades de armazenamento internas instaladas no seu Synology NAS. Vá para Gerenciador de Armazenamento > HDD/SSD para gerenciar essas opções.
Para verificar as informações de HDD/SSD:
- Vá para a aba HDD/SSD.
- Selecione uma unidade na lista e a expanda. Aqui você verá o status S.M.A.R.T., informações do grupo de discos e do RAID Group, nome do modelo, número de série, versão do firmware e temperatura.
Para verificar as informações de integridade:
- Vá para a aba HDD/SSD.
- Selecione uma unidade.
- Clique em Informações de Integridade.
- Vá para a guia Visão geral para ver por quantas horas a unidade esteve ligada e para visualizar sua temperatura atual, contagem de reconexões/reidentificações e contagem de setores danificados. Aqui você também pode visualizar o status de integridade geral, o status S.M.A.R.T. e o status IronWolf Health*. Consulte a tabela abaixo para conferir um resumo do status de integridade geral da unidade e suas condições de integridade associadas.
- Vá para a guia Informações S.M.A.R.T. para ver um diagnóstico mais detalhado do status da unidade.
Status da Unidade |
Condição de integridade |
Normal |
A unidade está em boas condições ou o aviso sobre a unidade foi ignorado ou desabilitado.
|
Aviso |
Foram detectados problemas na unidade e/ou a contagem de setores danificados excedeu o limite definido. Embora as unidades com esse status possam ser reparadas, eles devem ser monitoradas.
|
Crítico |
Um ou vários problemas críticos foram detectados na unidade. É altamente recomendável substituir a unidade imediatamente.
|
Com falha |
Vários problemas críticos foram detectados na unidade. A integridade não é garantida quando as unidades apresentam esse status de integridade.
|
Erro de acesso |
Erros de comunicação da unidade podem ter feito com que a unidade se desconectasse do sistema ou resultaram em uma grave falha de leitura/gravação. Esse status de integridade geralmente indica que ocorreram problemas graves.
|
Nota:
- Nem todos os recursos S.M.A.R.T. são suportados em unidades SAS.
Para modificar o status de aviso do disco:
O DSM monitora constantemente o status de integridade de suas unidades e mostrará um alerta quando problemas forem detectados. Alguns problemas podem ser mais graves do que outros. Para determinados problemas que resultam em status de integridade Aviso (em Informação de integridade > Visão geral), o aviso pode ser modificado da seguinte forma:
- Vá para a aba HDD/SSD.
- Selecione a unidade em status de aviso e clique em Informações de integridade.
- Clique em Modificar aviso de disco.
- Clique na opção Ignorar aviso ou Desabilitar aviso (essas duas opções podem ser apresentadas, dependendo do tipo de problema):
- Ignorar aviso: O monitoramento do campo degradado continuará; no entanto, os avisos serão acionados somente quando seu valor continuar a degradar-se.
- Desabilitar aviso: O monitoramento de campo S.M.A.R.T. será desativado permanentemente.
Nota:
- A modificação do status de aviso de disco não resolverá os problemas ocorridos em uma unidade, nem impedirá que ocorram; portanto, esta ação não deve ser vista como uma solução a longo prazo.
- Observe que um aviso sobre problemas S.M.A.R.T. geralmente indica que um problema ocorreu na unidade. Ignorar este aviso pode resultar em perda de dados.
- Alguns campos S.M.A.R.T. são designados como críticos e não podem ser ignorados ou desabilitados.
Para iniciar um teste S.M.A.R.T.:
O teste S.M.A.R.T. examinará e informará o status das unidades, alertando sobre possíveis falhas na unidade. Recomendamos a troca imediata das unidades em caso de detecção de algum erro.
- Vá para a aba HDD/SSD.
- Selecione uma unidade.
- Clique em Teste S.M.A.R.T.
- Selecione o tipo de teste e clique em Iniciar para começar o teste.
- Os resultados de teste mais recentes são exibidos na seção Resultado do Teste.
- Vá para a guia Histórico para ver os resultados dos testes.
Nota:
- O tempo necessário para a execução de um teste S.M.A.R.T. pode variar, dependendo do uso do sistema e da capacidade da unidade.
- O resultado do teste é Normal ou Com falha.
Para agendar testes S.M.A.R.T.:
Os testes S.M.A.R.T. podem ser programados para serem executados automaticamente nas unidades.
- Vá para a aba Programador de Testes.
- Clique em Criar para configurar uma nova tarefa.
- Modifique as seguintes configurações da guia Geral:
- Nome da tarefa: Digite um nome para a tarefa.
- Tipo de teste S.M.A.R.T.: Selecione para realizar um teste rápido ou estendido.
- Faixa do teste S.M.A.R.T.: Selecione quais HDD/SSD testar cada vez que o teste S.M.A.R.T. for realizado.
- Na guia Agendamento, modifique as seguintes configurações:
- Data: Especifique a data da execução do teste S.M.A.R.T., que pode ser agendado para serem executados em certos dias da semana (ex.: diariamente, finais de semana ou todo domingo) ou em datas específicas (ex.: 21/11/2016).
- Vezes: Especifique a frequência da execução do teste S.M.A.R.T. na nas unidades, bem como a hora da primeira e última execução.
- Clique em OK para concluir.
Nota:
- Se o teste S.M.A.R.T. não for programado para ser executado em uma unidade específica, o botão Agendar testes S.M.A.R.T. aparecerá em Informações de integridade > Visão geral da unidade.
Para habilitar o suporte ao aviso de setor danificado*:
- Vá para a guia Geral.
- Marque Habilitar aviso de setor danificado. Por padrão, essa função é habilitada.
- Defina o limite no campo Número de setores danificados. O status de um disco rígido será alterado para Aviso quando o número de setores danificados atingir o valor especificado aqui.
- Clique em Aplicar.
Para habilitar o suporte ao aviso de vida útil de disco*:
- Vá para a guia Geral.
- Marque Ativar aviso de vida útil de disco. Por padrão, essa função é habilitada.
- Defina o limite no campo Porcentagem de vida útil (%). O status de um SSD será alterado para Aviso quando a vida útil estimada estiver abaixo do valor especificado aqui.
- Clique em Aplicar.
Nota:
- O aviso de vida útil de disco só é suportado para SSDs.
- O valor de vida útil do disco é gerado diretamente a partir das informações S.M.A.R.T. Se o disco não suportar esse atributo S.M.A.R.T., esse recurso não será suportado.
Para realizar a avaliação de desempenho*:
- Vá para a aba HDD/SSD.
- Selecione uma unidade e clique em Avaliação de desempenho.
- Na janela exibida, clique em Executar teste agora para iniciar o teste de desempenho. Os resultados serão exibidos aqui quando o teste for concluído.
- Para comparar o resultado com testes anteriores, clique em Selecionar no campo Teste comparado para escolher o registro desejado.
Nota:
- Taxa de transferência sequencial, taxa de IOPS aleatória e latência estão incluídas no teste de desempenho, que leva aproximadamente 18 minutos.
- Há dois tipos de teste: básico e ampliado.
- Para discos usados para RAID, você só pode executar testes básicos e os dados nos discos não serão afetados. No entanto, não é possível testar o desempenho de gravação de HDDs usados para o RAID.
- Nos demais casos, testes ampliados serão executados para aumentar a precisão. No entanto, os testes de desempenho não garantem a integridade dos dados. Portanto, certifique-se de que não haja dados importantes nos discos antes de executar a Avaliação de desempenho.
- Para garantir a disponibilidade do sistema, você não pode executar testes em mais de três discos ao mesmo tempo ou quando houver somente um disco. Além disso, quando a utilização de disco exceder 5%, o sistema solicitará sua confirmação novamente antes de prosseguir com o teste de desempenho para garantir a precisão do teste.
- Os testes da Avaliação de desempenho podem ser comparados com testes anteriores. Quando a diferença for maior do que 5%, você será alertado.
- A Avaliação de desempenho do disco é executada com baixa prioridade no DSM para garantir um impacto mínimo sobre outros serviços durante sua execução. Os números apresentados podem variar de acordo com a carga e a configuração do sistema. Esses números só devem servir como referências para estimar a funcionalidade da unidade e não são comparáveis entre os diversos modelos ou versões do DSM.
Para executar Secure Erase:
- Vá para a aba HDD/SSD.
- Selecione uma unidade e clique em Secure Erase.
Nota:
- O Secure Erase não pode ser executado em discos em unidades de expansão.
- O Secure Erase irá excluir permanentemente todos os dados armazenados em seu disco. Verifique se a unidade escolhida não está em uso ou se foi feito backup dos dados antes de fazer isso.
- Quando o sistema estiver executando o Secure Erase, a unidade escolhida será temporariamente bloqueada e depois desbloqueada automaticamente quando a operação for concluída.
- Se o Secure Erase for interrompido indevidamente durante a operação, você poderá executar novamente o Secure Erase diretamente na interface do usuário. Se as unidades forem removidas ou utilizadas em outros lugares quando elas ainda estiverem sendo bloqueadas, digite a senha "Synology" para desbloquear as unidades.
Para realizar o banco de dados do teste S.M.A.R.T.:
O banco de dados do teste S.M.A.R.T. contém informações relacionadas à temperatura de operação segura e nomes de campos S.M.A.R.T. de uma unidade. O banco de dados é atualizado periodicamente e é atualizado automaticamente depois que uma unidade é substituída. Essa operação deve ser executada somente quando a atualização periódica ou automática do banco de dados falha.
- Vá para a guia Geral.
- Vá para a seção Banco de dados S.M.A.R.T.
- Clique em Atualizar agora.
Nota:
- O banco de dados S.M.A.R.T. pode ser atualizado apenas uma vez a cada 24 horas.
- O banco de dados S.M.A.R.T. será atualizado automaticamente quando uma nova unidade for inserida em seu DiskStation.
- A atualização do banco de dados S.M.A.R.T. não afeta ou melhora o desempenho e a compatibilidade da unidade.
- Execute essa operação somente quando vários valores nas Informações S.M.A.R.T. não forem identificados ou quando recomendado pela equipe de suporte da Synology.
Habilitação do Suporte à Gravação de Cache para HDD
Habilitar o suporte do cache de gravação aprimora o desempenho do seu DiskStation. Apenas alguns modelos de HDD suportam esse recurso. Para garantir a proteção de dados durante o uso do suporte do cache de gravação, recomendamos enfaticamente o uso de um dispositivo no-break. Também sugerimos que o sistema seja sempre desligado adequadamente após cada uso. A desabilitação do cache de gravação reduzirá a possibilidade de perda de dados causada pelos cortes anormais de energia, mas o desempenho do sistema diminuirá.
Para habilitar o suporte à gravação de cache:
- Vá para a guia Gerenciamento de Cache.
- Marque Habilitar cache de gravação. Por padrão, essa função é habilitada.
- Clique em Aplicar.
____
* Disponível apenas em certos modelos.