LAN/Internet
Dependendo do seu modelo de DiskStation e das definições de rede, pode configurar as definições DHCP para LAN ou Internet em Painel de Controlo > Rede > Interface de rede. DHCP é um protocolo de rede para configuração automática de IP. Para permitir ao DHCP atribuir um IP para o sistema, clique em Editar e escolha Obter a configuração da rede automaticamente (DHCP) no separador IPv4.
Se estiver a utilizar um endereço IP do seu fornecedor de serviço de rede, escolha Utilizar a configuração manual e introduza manualmente o endereço IP e a máscara de sub-rede. Se não existir um servidor DNS ou gateway predefinido disponível, deixe o campo em branco.
Nota:
- Para garantir que as notificações por e-mail são entregues corretamente através do servidor SMTP, deve ser introduzido um IP do servidor DNS válido.
- Os Jumbo Frames são frames Ethernet com não mais do que os 1500 bytes padrão de Unidade Máxima de Transmissão (MTU), que permitem que a transmissão por Ethernet de ficheiros grandes seja mais eficiente. Só pode estar ativado em ambiente de redes Gigabit. Para garantir que o Jumbo Frame funciona corretamente, todos os computadores e dispositivos na rede a aceder à sua DiskStation devem suportar e utilizar o mesmo valor MTU.
VLAN
Quando o ambiente de rede requer definições VLAN, pode ativar a opção VLAN e introduzir um ID VLAN para o ambiente de rede no separador IPv4, na janela de Edição.
Nota:
- Certifique-se de que o switch de rede está devidamente configurado, caso contrário o serviço da DiskStation poderá ficar inacessível.
- Se não conseguir ligar ao DiskStation depois de modificar as definições acima, prima o botão RESET localizado no DiskStation para restaurar as predefinições.
Configuração do IPv6
Os dispositivos DiskStation suportam o esquema de conjugação dupla IPv4/IPv6. Isto significa que o IPv4 e o IPv6 podem funcionar simultaneamente no seu DiskStation. A definição predefinida para o IPv6 é Automático. Selecione uma interface de rede existente, clique no botão Editar e aceda ao separador IPv6 para alterar as definições.
Para configurar as definições de IPv6:
- Aceda a Painel de Controlo > Rede > Interface de rede.
- Selecione uma interface de rede existente e clique em Editar.
- No separador IPv6, selecione um tipo de configuração em Configuração do IPv6:
- Automático: O seu DiskStation gera automaticamente um endereço IPv6, dependendo do Anúncio do router (RA, Router Advertisement) da LAN.
- Modo sem monitorização de estado: Permite que os dispositivos ligados ao router configurem automaticamente um endereço IPv6 sem definir o servidor DNS de IPv6.
- Modo sem monitorização de estado de DHCPv6: Permite que os dispositivos ligados ao router configurem automaticamente um endereço IPv6 e obtenham informações de DNS através de DHCPv6.
- Modo de monitorização de estado: Permite que os dispositivos ligados ao router obtenham um endereço IPv6 e informações de DNS através de DHCPv6. Neste modo, tem de ativar o servidor DHCPv6 e definir o Endereço IP inicial e o Endereço IP final do servidor DHCPv6.
- Manual: Configure o IPv6 manualmente introduzindo as informações em endereço de IPv6, Comprimento do prefixo e Gateway predefinido.
- Desligar: Desativar o suporte IPv6.
Enquanto o IPv6 não substituir completamente o IPv4, os mecanismos de transição de IPv6 são necessários para permitir aos anfitriões com endereços IPv4 acederem aos serviços de IPv6. Escolha entre os diferentes mecanismos de transição do IPv6:
- 6em4: Estabeleça ligação à rede IPv6 através de um mediador de tunnel. Tem de preencher em Endereço de IPv6, Comprimento do prefixo, Prefixo e Endereço de IPv4 de mediador de tunnel. Para isso, é necessário um endereço público de IPv4.
- 6para4: Estabeleça ligação à rede IPv6 através de um mediador de tunnel, utilizando anycast. Para isso, é necessário um endereço público de IPv4.
- DHCP-PD: Obtenha um prefixo de IPv6 do DHCP Server através de delegação de prefixo na LAN. Para isso, é necessário suporte de ISP e só funciona no modo de router.
- Tunneling de IPv6 (TSP): Aceda a Painel de controlo > Rede > Geral para configurar esta opção.
802.1X
802.1X é uma norma de autenticação desenvolvido pela IEEE para redes de ligação de utilizadores. 802.1X pode ser usado em redes para autenticar o cliente, impedindo que clientes que não tenham passado com êxito a autenticação acedam à rede protegida.
Pode permitir que o seu Synology NAS se ligue à rede protegida por autenticação 802.1X.
Para ativar a autenticação 802.1X:
- Aceda a Painel de Controlo > Rede > Interface de rede.
- Selecione uma interface de rede com fios (por exemplo, LAN) e clique em Editar.
- Aceda ao separador 802.1X e assinale Ativar autenticação 802.1X.
- Selecione um dos seguintes protocolos do menu pendente Autenticação. Se não tiver a certeza do protocolo mais adequado, selecione Auto. Â Â Â Â
- Protected EAP (PEAP): Use um certificado CA (opcional) para estabelecer uma ligação protegida. Esta ligação protegida será usada pela autenticação interna.
- Tunneled TLS (TTLS): Use um certificado CA (opcional) para estabelecer uma ligação protegida. Esta ligação protegida será usada pela autenticação interna.
- TLS: usar TLS (Transport Layer Security) para autenticar.
- Se escolher TTLS ou PEAP, seleciona um dos protocolos de autenticação internos do menu de contexto.
- MS CHAP v2: A informação de autenticação será encriptada com Microsoft CHAP v2.
- GTC: A informação de autentivação usará GTC (Generic Token Card) para encriptação.
- Introduza o seu nome de utilizador e palavra-passe.
- Se necessário, clique em Importar, depois Percorrer para encontrar e importar um certificado exportado do servidor Radius (Por exemplo ca.crt).
- Clique em OK para guardar as suas definições.
Nota:
- Para configurar a autenticação 802.1X para redes sem fios, aceda ao Painel de Controlo > Sem fios > Wi-Fi.
- As definições de autenticação têm de ser as mesmas que o Radius Server definido. Para mais informações, contacte o administrador do Radius Server.
LAN Sem Fios*
Quando o DiskStation funciona como router sem fios, pode configurar as seguintes definições para LAN Sem fios, em Painel de controlo > Rede > Interface de rede.
Definições de IPv4
Endereço IP e máscara de sub-rede
Pode definir o endereço IP e a máscara de sub-rede do seu DiskStation aqui.
DHCP Server
Marque a opção Ativar DHCP Server para permitir que o seu DiskStation atribua endereços IP a dispositivos cliente que estabelecem ligação à rede local fornecida pelo seu DiskStation.
Retransmissão de PPPoE
Ative Retransmissão de PPPoE para permitir que os dispositivos que estão ligados a DiskStation estabeleçam ligação à Internet através da ligação PPPoE.
Configurar como Gateway para a Internet UPnP
Ative o serviço UPnP para permitir que DiskStation se torne num dispositivo UPnP de Gateway para a Internet, de modo a que os dispositivos que estão ligados à rede local do seu DiskStation possam configurar as definições de reencaminhamento de portas com UPnP.
Definições de IPv6
Pode obter um endereço e um prefixo de IPv6 na LAN/Internet com 6em4, 6para4 ou DHCP-PD. Com estas informações, pode configurar as opções de encaminhamento de IPv6 para o seu DiskStation aqui.
- Endereço de IPv6: Insira o endereço de IPv6 obtido a partir de LAN/Internet.
- Comprimento do prefixo: Insira o comprimento do prefixo do endereço de IPv6 obtido a partir de LAN/Internet, normalmente 64.
- DNS primário: O servidor DNS primário para os dispositivos ligados ao router. Não precisa de ser definido no Modo sem monitorização de estado.
- DNS secundário: O servidor DNS secundário para os dispositivos ligados ao router. Não precisa de ser definido no Modo sem monitorização de estado.
Existem três modos de Anúncio do router (RA, Router Advertisement) a selecionar de:
- Modo sem monitorização de estado: Permite que os dispositivos ligados ao router configurem automaticamente um endereço IPv6 sem definir o servidor DNS de IPv6.
- Modo sem monitorização de estado de DHCPv6: Permite que os dispositivos ligados ao router configurem automaticamente um endereço IPv6 e obtenham informações de DNS através de DHCPv6.
- Modo de monitorização de estado: Permite que os dispositivos ligados ao router obtenham um endereço IPv6 e informações de DNS através de DHCPv6. Neste modo, tem de ativar o servidor DHCPv6 e definir o Endereço IP inicial e o Endereço IP final do servidor DHCPv6.
Clientes DHCP
Aqui, pode ver uma lista de clientes de DHCP e as respetivas configurações de rede (como endereço MAC, endereço IP, nome de anfitrião e quanto tempo resta até expirar a concessão DHCP).
Pode filtrar a lista pendente de clientes IPv4/IPv6 para que mostre clientes que estão a utilizar IPv4 e IPv6, respetivamente. Escolha um cliente e clique Adicionar a reserva de endereço para adicionar o cliente à lista de reservas de endereço.
Reserva DHCP
Se pretende que um cliente receba sempre o mesmo endereço IP durante a renovação da concessão DHCP, pode adicionar o cliente à lista de reservas de endereços.
Pode filtrar a lista pendente de reservas de endereços de IPv4/IPv6. Os endereços de IPv4 identificam-se pelo endereço MAC, enquanto os endereços de IPv6 são identificados por DUID.
Para adicionar um cliente à lista de reserva de endereços:
- Selecione um cliente e clique em Adicionar.
- Especifique o endereço MAC ou DUID do cliente, o endereço IPv4/IPv6 que pretende atribuir ao cliente e o nome de anfitrião do cliente.
- Clique em OK para guardar as definições.
_____
* Disponível apenas em modelos específicos ou em conformidade com o seu ambiente.