Conta
O separador Conta fornece opções de edição de definições básicas da conta, tais como a descrição, a palavra-passe, o e-mail e a verificação de 2 passos. Para ver este separador, clique no ícone em forma de pessoa, na parte superior direita do ambiente de trabalho e selecione Pessoal.
Modificar Definições da Conta
Podem ser editadas as seguintes definições de conta:
- Descrição: Introduza uma descrição para a sua conta. As descrições do utilizador podem incluir até 64 caracteres Unicode apresentáveis.
- Nova Palavra-passe: Se pretende alterar a palavra-passe da sua conta, introduza aqui uma nova e confirme-a no campo Confirmar palavra-passe abaixo. As palavras-passe são sensíveis a maiúsculas e minúsculas e estão limitadas a 127 caracteres apresentáveis, incluindo letras, números, símbolos e espaços.
- E-mail: Introduza um endereço de e-mail (apenas para utilizadores não admin).
- Idioma de exibição: Especifique o idioma de exibição da sua conta. As definições do idioma de exibição que aqui especificar têm prioridade sobre quaisquer outras especificadas em Painel de Controlo > Opções Regionais > Idioma.
Depois de modificar as definições de conta, clique em OK para guardar as alterações.
Verificação de 2 passos
A verificação de 2 passos constitui uma segurança melhorada para a sua conta DSM. Se a verificação de 2 passos estiver ativada, terá de introduzir a sua palavra-passe para além de um código de verificação, uma única vez, quando inicia a sessão no DSM. Os códigos de verificação são obtidos a partir de aplicações de autenticação instaladas no seu dispositivo móvel. Por isso, caso alguém queira aceder à sua conta, não só precisa do seu nome de utilizador e palavra-passe, mas também do seu dispositivo móvel.
Requisitos:
A verificação de 2 passos requer um dispositivo móvel e uma aplicação de autenticação que suporte o protocolo Time-based One-Time Password (TOTP). Entre as aplicações de autenticação encontram-se o Google Authenticator (Android/iPhone/BlackBerry) ou Authenticator (Windows Phone).
Para ativar a verificação de 2 passos:
- Aceda ao separador Pessoal > Conta e Assinale a caixa Activar verificação de 2 passos para abrir o assistente de verificação de 2 passos.
- No primeiro ecrã, introduza um endereço de e-mail. Podem ser enviados para este e-mail códigos de verificação de emergência, caso perca o seu dispositivo móvel.
- Transfira e instale uma aplicação autenticadora, como o Google Authenticator (Android/iPhone/BlackBerry) ou Authenticator (Windows Phone).
- No ecrã seguinte, abra a sua aplicação autenticadora e digitalize o código QR. Como alternativa, pode clicar na ligação para introduzir manualmente uma chave secreta.
- Em seguida, a sua aplicação autenticadora gera um código de verificação de 6 dígitos. Introduza este código no campo de texto do assistente, para confirmar que as configurações estão corretas. Se ocorrer um erro, certifique-se de que a hora de sistema do seu dispositivo móvel está sincronizada com a hora de sistema do DSM. Como os códigos de verificação são atualizados periodicamente, certifique-se de que o código introduzido não expirou.
- Assim que o assistente de configuração terminar, clique em OK para guardar as definições.
Para iniciar sessão no DSM com a verificação de 2 passos:
Quando a verificação de 2 passos estiver ativada, ser-lhe-á pedido que introduza um código de verificação de 6 dígitos quando iniciar sessão no DSM.
- No ecrã de início de sessão do DSM, introduza o seu nome de utilizador e a palavra-passe, como habitualmente.
- Quando lhe for pedido que introduza um código de verificação, abra a aplicação autenticadora no seu dispositivo móvel.
- Localize e introduza o código de verificação de 6 dígitos para a sua conta. Se perder o seu dispositivo móvel, pode clicar na ligação Perdeu o telefone? e será enviado para o seu endereço de e-mail um código de emergência.
Nota:
- Definições SMTP: Para receber códigos de emergência por e-mail, as definições do servidor SMTP em Painel de Controlo > Notificação têm de estar devidamente configuradas.
- Limite de Códigos de Emergência: Cada utilizador tem um limite de 5 códigos de emergência. Se ultrapassar o seu limite, terá de desativar e reativar a verificação de 2 passos antes de receber mais códigos de emergência.
- A verificação de 2 passos pode ser solicitada no DSM e todas as aplicações Synology móveis relacionadas (por ex., DSM mobile e DS file).
- A verificação de 2 passos aplica-se também a todos os serviços relativos a SSH, como terminal SSH, SFTP e rsync com encriptação de transferência SSH. No entanto, uma vez que Hyper Backup e Sincronização de Pasta Partilhada por rsync com encriptação de transferência SSH não suportam verificação de 2 passos, estes dois serviços não funcionarão normalmente depois de ativada a verificação de 2 passos.
Para repor as definições de utilizador da verificação de 2 passos:
Os utilizadores do grupo administrators podem repor as definições de verificação de 2 passos de outros utilizadores.
- Aceda a Painel de Controlo > Utilizador.
- Clique duas vezes no utilizador cuja verificação de 2 passos deseja repor.
- No separador Informação de Utilizador, clique no botão Repor Verificação de 2 Passos.
Nota:
- Se um utilizador do grupo administrators não estiver disponível, pode premir o botão de reposição no seu DiskStation para repor as definições do DSM e desativar a verificação de 2 passos.
Atividade da Conta
A atividade da conta mostra a atividade de início de sessão da sua conta DSM, incluindo ligações atuais, dispositivos lembrados e histórico de início de sessão.
Para verificar a atividade da sua conta:
Clique no botão Atividade da Conta. É apresentada uma janela com os seguintes separadores:
- Utilizadores Ligados: Este separador mostra as seguintes informações:
- Data e Hora: Quando a conta foi acedida.
- Nome e IP cliente: O nome e endereço IP do dispositivo que acedeu à conta. O nome cliente apenas aparece quando a conta é acedida com o protocolo CIFS.
- Serviço: O protocolo utilizado para aceder à conta.
- Recurso: Os recursos de sistema utilizados pela conta.
- Dispositivos Lembrados: Este separador mostra a página de gestão de dispositivos lembrados:
- O dispositivo atual está / não está lembrado: Clique em Confiar neste dispositivo se optar por lembrar o dispositivo atual, e não mais será necessária verificação de 2 passos quando inicia a sessão no DSM neste dispositivo.
- Parar de lembrar outros dispositivos: Poderá parar de lembrar outros dispositivos (por ex., outros computadores ou dispositivos móveis) que tenha lembrado. Isto significa que a verificação de 2 passos será necessária quando iniciar a sessão na DSM nestes dispositivos.
- Histórico de Início de Sessão: Este separador mostra as sessões recentes de início de sessão e as seguintes informações:
- Data e Hora: Quando a conta foi acedida.
- Evento: Mostra o nome de utilizador e o endereço IP.
Nota:
O dispositivo que assinalar como lembrado será recordado apenas quando iniciar a sessão na mesma conta e no mesmo navegador. Terá ainda de introduzir uma OTP (palavra-passe de utilização única) para verificação de 2 passos nos cenários que se seguem, mesmo que tenha anteriormente assinalado um dispositivo como recordado:
- Inicia a sessão com a mesma conta, mas num navegador diferente.
- Os seus cookies foram removidos do navegador.
- Assinala um dispositivo como recordado quando inicia a sessão como Utilizador A, e depois assinala o mesmo dispostivo como recordado quando inicia a sessão como Utilizador B. Quando inicia a sessão novamente como Utilizador A, tem ainda de introduzir uma palavra-passe para a verificação de 2 passos.