Geral
O Gerenciador de armazenamento permite que os usuários gerenciem todos os espaços de armazenamento nos produtos Synology. Para simplificar o gerenciamento de armazenamento e criar espaços de armazenamento flexíveis com proteção de dados, o Synology DSM suporta vários tipos de RAID Groups.
Com o DiskStation é possível combinar vários discos rígidos em uma única unidade de armazenamento chamada RAID Group. O DiskStation fornece os seguintes tipos de RAID Groups:
- RAID Group para volume único ou iSCSI LUN (nível de bloqueio):
- Aloca toda a capacidade disponível para um único volume ou iSCSI LUN (nível de bloqueio).
- Fornece melhor desempenho mas menos flexibilidade de gerenciamento de armazenamento.
- Permite a criação de vários iSCSI LUNs (arquivos regulares) nos volumes.
- Suporta um máximo de um conjunto RAID.
- RAID Group para volumes múltiplos ou iSCSI LUNs (nível de bloqueio):
- Suporta a criação de múltiplos volumes ou iSCSI LUNs (nível de bloqueio) em um RAID Group.
- Fornece melhor flexibilidade de gerenciamento de armazenamento.
- Permite a criação de vários iSCSI LUNs (arquivos regulares) nos volumes.
- Suporta a combinação de múltiplos conjuntos RAID em um RAID Group (quando configurado como RAID 5, RAID 6 ou RAID F1).
Tipo de RAID
Ao criar um RAID Group, escolha primeiro um tipo de RAID. Tipos diferentes de RAID fornecem níveis diferentes de proteção de dados, recursos de armazenamento e desempenho. O DiskStation atualmente suporta os seguintes tipos de RAID:
- Básico: usa um disco rígido para criar um RAID Group. RAID Group básicos não oferecem redundância de dados.
- JBOD*: combina pelo menos 2 discos rígidos para criar um grupo RAID. RAID Groups JBOD não oferecem redundância de dados. A capacidade disponível de um grupo RAID JBOD é igual à capacidade total de todos os discos incluídos no grupo. O JBOD suporta a combinação de discos rígidos de vários tamanhos.
- RAID 0*: combina pelo menos 2 discos rígidos para criar um grupo RAID. O RAID 0 não oferece redundância de dados. Se um único disco membro falhar, os dados no RAID Group serão perdidos. A capacidade disponível de um Grupo RAID 0 é igual à capacidade total de todos os discos membros. O RAID 0 suporta a combinação de discos rígidos de diferentes tamanhos.
- RAID 1*: combina de 2 a 4 discos rígidos para criar um RAID Group. O sistema gravará dados idênticos em cada disco rígido. O RAID 1 fornece proteção de dados desde que um disco esteja funcionando normalmente. A capacidade disponível de um grupo RAID 1 é igual ao tamanho do menor disco membro.
- RAID 5*: combina pelo menos 3 discos rígidos para criar um RAID Group, eliminando os dados e as informações de paridade de todos os discos membros. O RAID 5 fornece redundância de dados. Se um disco membro falhar, o sistema poderá ser reconstruído usando-se as informações de paridade dos outros discos membros. Suporta a combinação de vários conjuntos RAID quando criado em um RAID Group para vários volumes ou iSCSI LUNs (nível de bloqueio). A capacidade disponível de um grupo RAID 5 = Capacidade total dos conjuntos RAID combinados. Capacidade do conjunto RAID = (número de discos rígidos - 1) x (Capacidade do menor disco rígido)
- RAID 6*: combina pelo menos quatro discos rígidos para criar um RAID Group, eliminando os dados e as informações de paridade de todos os discos membros. O RAID 6 fornece redundância de dados. Se um dos dois discos membros falhar, o sistema poderá ser reconstruído usando-se as informações de paridade dos outros discos membros. Suporta a combinação de vários conjuntos RAID quando criado em um RAID Group para vários volumes ou iSCSI LUNs (nível de bloqueio). A capacidade disponível de um grupo RAID 6 = Capacidade total dos conjuntos RAID combinados. Capacidade do conjunto RAID = (número de discos rígidos - 2) x (Capacidade do menor disco rígido)
- RAID 10*: combina pelo menos quatro discos rígidos para criar um RAID Group. O número de discos deve ser par. RAID 10 oferece o desempenho de RAID 0 além do mesmo nível de proteção de dados de RAID 1. A capacidade disponível do Grupo RAID 10 = (capacidade do menor disco rígido) X (número de discos rígidos / 2)
- RAID F1*: Este tipo de RAID é destinado a unidades de estado sólido (SSDs). Ele combina pelo menos três SSDs para criar um RAID Group, distribuindo dados e informações de paridade entre todos os SSDs membro, além de gravar mais bits de paridade em um SSD específico para evitar que vários SSDs sofram falha ao mesmo tempo. O RAID F1 fornece redundância de dados. Se um SSD membro falhar, o sistema poderá ser reconstruído usando-se as informações de paridade do outro SSD membro. Suporta a combinação de vários conjuntos RAID quando criado em um RAID Group para vários volumes ou iSCSI LUNs (nível de bloqueio). A capacidade disponível de um RAID F1 Group = Capacidade total dos conjuntos RAID combinados. Capacidade do conjunto RAID = (número de unidades - 1) x (Capacidade da menor unidade)
Nota:
- Tipos de RAID com * estão disponíveis apenas em modelos NAS com baias de discos rígidos suficientes.
Dependendo do tipo do RAID Group básico, existem dois tipos de volumes:
- Volume no RAID Group para volume único ou iSCSI LUN (nível de bloqueio)
- Aloca toda a capacidade de armazenamento de um RAID Group em um volume único. Fornece melhor desempenho mas menos flexibilidade de gerenciamento.
- Permite a criação de vários iSCSI LUNs (arquivos regulares) nos volumes.
- Volume no RAID Group para volumes múltiplos ou iSCSI LUNs (nível de bloqueio)
- Aloca uma parte designada da capacidade de armazenamento em um RAID Group para criar um volume. Fornece melhor flexibilidade de gerenciamento, permitindo que você expanda o tamanho do volume ou crie volumes adicionais conforme necessário.
- Permite a criação de vários iSCSI LUNs (arquivos regulares) nos volumes.
Formato do volume
Dependendo do sistema de arquivo em uso, existem dois formatos de volume:
- Novo formato de volume: Esse formato usa o sistema de arquivo Btrfs. O tamanho mínimo de um volume nesse formato deve ser de pelo menos 10 GB. Ele suporta os seguintes novos recursos com os quais você pode gerenciar seus dados mais facilmente:
- Instantâneo de pasta compartilhada: O instantâneo registra todo o status dos dados no momento em que foi tirado. Se um usuário modificar ou excluir dados acidentalmente em um volume com instantâneos, você consegue restaurar rapidamente os dados para o momento anterior em que o instantâneo foi tirado.
- Cota de pasta compartilhada: Você pode definir a capacidade máxima para cada pasta.
- Cota do usuário baseada na pasta compartilhada: Você pode controlar quanto espaço dentro de uma pasta compartilhada pode ser usado por cada usuário.
- Proteção avançada de integridade de dados: A pasta compartilhada é protegida pelas estratégias de soma de verificação CRC32 e cópia em gravação.
- Formato de volume tradicional: Esse formato usa o sistema de arquivo ext4. O tamanho mínimo de um volume nesse formato deve ser de pelo menos 10 GB. Como o sistema de arquivo ext4 é suportado pelos produtos Synology, você pode migrar facilmente seu volume nesse formato para outro produto Synology.