rsync
Pode permitir que outros utilizadores salvaguardem dados através de rsync de clientes Synology NAS ou compatíveis com rsync para o seu DiskStation.
Ativação Serviço de Cópia de Segurança rsync
Para ativar o serviço rsync:
Aceda a Painel de Controlo > Serviços de Ficheiros > rsync, e selecione Ativar serviço rsync.
Para atribuir privilégios de cópia de segurança rsync:
Atribua aos utilizadores privilégios de rsync adequados, para que estes utilizadores possam salvaguardar dados de um Synology NAS de origem para o Synology NAS de destino.
- Aceda a Painel de Controlo > Privilégios.
- Selecione rsync (Sincronização de Pasta Partilhada, Cópia de Segurança LUN em modelos suportados) e clique em Editar para atribuir os privilégios.
- Atribua privilégios Permitir aos utilizadores desejados (utilizadores DSM para rsync encriptado, ou contas rsync para rsync não encriptado), ou especifique ainda mais os endereços IP autorizados para utilizadores específicos.
Nota:
Para realizar a cópia de segurança rsync de um DiskStation a executar uma versão do DSM anterior a 3.0 ou um cliente que não seja DiskStation, e pretenda guardar os dados da fonte proprietário e grupo, deve adicionar as contas rsync ao grupo administrators, e efetuar cópia de segurança dos dados para a pasta partilhada NetBackup.
Ativar Contas Rsync
Se realizar uma cópia de segurança rsync de um cliente não Synology NAS, terá de criar contas rsync no Synology NAS de destino, para que os utilizadores rsync possam salvaguardar dados no seu Synology NAS.
Para ativar contas rsync:
- Aceda a Painel de Controlo > Serviços de Ficheiros > rsync, e selecione Ativar conta rsync.
- Clique em Editar Conta rsync para definir utilizadores e palavras-passe respetivas para autenticação.
- Clique em Aplicar.
Nota:
- Se o serviço rsync estiver encriptado (ou seja, com uma porta de encriptação SSH especificada), o sistema irá aplicar diretamente os nomes de utilizador e palavras-passe dos utilizadores DSM como contas rsync.
- Se o serviço rsync não estiver encriptado, terá de criar contas rsynd correspondentes.
Usar Configuração rsync Personalizada
Pode usar a configuração rsync personalizada e configurar os privilégios do utilizador e destino de cópia de segurança em DiskStation. Outros podem assim realizar a cópia de segurança rsync a partir dos dispositivos DiskStation ou clientes compatíveis com rsync para as pastas partilhadas de destino (ou "módulos de cópia de segurança") no seu DiskStation.
Para utilizar configuração rsync personalizada:
- Inicie sessão no seu dispositivo DiskStation através de Telnet ou SSH.
- Especifique o módulo de cópia de segurança e utilizadores autorizados no ficheiro de configuração rsync "
/etc/rsyncd.conf
". Para obter informações detalhadas, consulte a página do manual de rsyncd.conf no seu cliente rsync ou aqui.
Nota:
Se o módulo de cópia de segurança e a pasta partilhada tiverem o mesmo nome, a definição do módulo de cópia de segurança será usada.
Ativação do Limite de Velocidade
Pode controlar a largura de banda máxima utilizável por cópia de segurança rsync para utilizadores e grupos.
Para ativar o limite de velocidade:
- Aceda a Painel de Controlo > Serviços de Ficheiros > rsync. Selecione qualquer dos seguintes procedimentos:
- Sem limite de velocidade
- Ativar limite de velocidade
- Ativar limite de velocidade de acordo com um agendamento (Clique em Definir Agendamento para mais modificações.)
Nota:
Esta é uma definição ao nível do servidor e irá substituir as definições de grupos e utilizadores individuais. Por exemplo, escolher Sem limite de velocidade desativa as definições do limite de velocidade de todos os utilizadores e grupos.
- Se tiver ativado o limite de velocidade, clique em Definições de Limite de Velocidade, e clique no utilizador/grupo desejado para modificar as definições:
- Nenhum: Não será aplicado qualquer limite de velocidade quando os membros do grupo transferirem ficheiros com o serviço.
- Aplicar definições de grupo: O utilizador irá partilhar as mesmas definições de limite de velocidade que o grupo afiliado.
- Constante: Será aplicado um limite de velocidade fixo e constante ao utilizador ou membros do grupo. Os limites de velocidade de carregamento e transferência podem ser especificados nos campos à esquerda.
- Personalizado: É possível especificar e aplicar dois limites de velocidade diferentes aos membros do grupo ou utilizadores de acordo com um agendamento. Clique em Personalizar para modificar as definições do limite de velocidade e definir um agendamento.
- Clique em Aplicar.
Nota:
A secção Resultado (UL/DL) apresenta o limite de carregamento e transferência atuais do utilizador, de acordo com as definições individuais e de grupo. Por exemplo, se um utilizador "Achilles" tiver um limite de transferência individual de 100 KB/s, mas pertencer a um grupo de utilizadores com um limite de transferência de 500 KB/s, a secção Resultado (UL/DL) apresenta "0/500".