Split-brain

Quando um cluster de high-availability estiver a funcionar normalmente, só um dos servidores membros deverá ser o servidor activo. Neste caso, o servidor passivo detecta a presença do servidor activo através da ligação Heartbeat e da ligação de dados.

Se todas as ligações Heartbeat e de dados forem perdidas, os dois servidores poderão tentar assumir a função do servidor activo. Esta situação é denominada como erro de "split-brain". Neste caso, as ligações aos endereços IP do high-availability cluster serão redirecionados para um dos dois servidores, e os dados inconsistentes podem ser atualizados ou escritos nos dois servidores.

Quando algum das ligações Heartbeat ou de dados volta a estabelecer a ligação, os sistema irá detetar o erro split-brain e inconsistência entre os dois servidores, e entrará no modo de segurança high-availability.

Em caso de erro de split-brain:

  1. Os serviços em ambos servidores e os endereços IP do high-availability cluster estarão indisponíveis até estar resolvido o erro split-brain.
  2. Assim que ambos servidores entrarem no modo de segurança high-availability, aparecerá um novo separador com o nome Split-brain no painel esquerdo. Neste separador, será listada a seguinte informação: a diferença entre os ficheiros nas pastas partilhadas nos dois servidores, a hora a que os servidores se tornaram servidores ativos, bem como a última informação de ligação iSCSI Target. Todos os outros separadores permanecem apenas de leitura.
  3. No modo de segurança high-availability, File Station estará no modo apenas de leitura, e poderá transferir ou visualizar os ficheiros.
  4. No separador Visão Geral, apenas pode resolver erros split-brain ou encerrar o servidor atual. Para resolver erros split-brain, faça um dos seguintes:

Notas: